Os suplementos nutricionais podem ser desde formulações à base de vitaminas e sais minerais até os alimentos e bebidas esportivas.Pesquisas recentes demonstram que os suplementos são utilizados tanto por atletas como pela população em geral, sendo que a prevalência do uso pelos atletas não é muito maior do que a de indivíduos não atletas.
De um modo geral, os suplementos são utilizados pelos praticantes de atividade física com alguns objetivos, como por exemplo:
melhorar o desempenho esportivo;
fornecer nutrientes ao organismo, atendendo às necessidades aumentadas pelo exercício;
compensar dietas ou hábitos alimentares inadeqüados;
suprir as necessidades de vitaminas e minerais nas dietas para redução de peso;
reverter algum tipo de deficiência nutricional;
oferecer os nutrientes que se apresentam em quantidade insuficiente nos alimentos.Para atingir esse objetivos, a suplementação alimentar deve ser feita sob a supervisão de um profissional qualificado, visto que o suplemento por si só não produz resultados. Para isso, é preciso que seja acompanhado de um programa nutricional e de treinamento. Também é importamte conhecer a composição e a indicação do produto a ser utilizado. Todo suplemento deve ser fabricado dentro de certos padrões de qualidade para que sejam preservadas suas características, garantindo assim sua eficácia.