Vida e Saúde Boa forma
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Boa forma
Postura

A importância da respiração

Leia mais:
Postura
» Melhore a sua postura
» Evite sobrecargas na coluna
» D.O.R.T
» Entenda a respiração
» Exercício respiratório

Alongamento
» Faça antes e no final dos exercícios

Exercícios
» A importância da atividade física
» Cuidados com a alimentação
 

Nossa respiração é regida pelo Sistema Nervoso Automático, podendo tornar-se voluntária a qualquer momento, pode ser de fraca amplitude em repouso ou de grande amplitude num indivíduo em atividade. Seu ritmo também é variável. O principal músculo da respiração é o diafragma, ele permite a entrada do ar nos pulmões quando se abaixa e a expulsão do ar quando se eleva. Realiza diariamente em torno de 20 mil movimentos por dia.

Ele está localizado na separação entre tórax e abdome, entre respiração e digestão. Atua no processo digestivo, seu abaixamento vigoroso permite a defecação, age no momento do parto e atua na estática, puxando a região lombar para a frente (inserções nas vértebras lombares e discos intervertebrais).

Ao realizar uma respiração correta, ou seja, aquela na qual intervém o movimento diafragmático, se produzem pressões no ventre que atuarão de forma direta e eficiente para melhorar a digestão, seria como uma saudável massagem sobre todos os orgãos abdominais (fígado, intestino, rins, pâncreas...) melhorando e aumentando as secreções que eles dispõem. Além disso, a respiração influi para destruir as toxinas que se formam no corpo, alterando os resíduos, estabilizando as funções orgânicas e fortalecendo os organismos debilitados.

Em nível corporal, temos toda uma rede energética como temos no carro e na casa, onde o reflexo mais visível desse fluxo é a respiração. Se ela estiver solta e plena, a energia flui e se distribui naturalmente, de forma saudável, auto regulando as tensões. Quando há bloqueios a respiração é rápida, fazendo com que essa energia se concentre em determinadas regiões, originando cadeias musculares tensas (contração involuntária).

Redação Terra

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade