Vida e saúde Qualidade de Vida Vida sem estresse Tempo livre
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Tempo livre
TEMPO LIVRE
Leia mais:
Introdução
Roteiro de exercícios
Reorganize sua agenda

Exercícios simples ajudam a combater o estresse

Se você é uma daquelas pessoas que falam que não fazem exercício físico porque não tem tempo, você não sabe o que está perdendo. Ou melhor, provavelmente sabe. Sabe também que praticar esporte ajuda a combater o estresse, o que inclusive deve aumentar o seu sentimento de culpa fazendo você se sentir ainda mais tenso. Mas, calma. O seu problema em conciliar esporte e agenda pode não ser tão grave assim.

Um daqueles intervalos de meia hora que você certamente tem no trabalho pode ser o momento ideal para fazer o seu exercício diário. Acordar meia hora mais cedo, ou retardar um pouco o jantar ao chegar em casa podem ser outras saídas para encaixar o esporte na sua rotina. Exercícios simples, que não requerem deslocamento muito grande do ambiente onde você está podem ajudar a colocar a sua saúde mental e física em dia.

Caminhada
A caminhada, que não exige nada mais do que alguns minutos de disposição e sapatos confortáveis, pode ser feita nos quarteirões que circundam seu escritório ou em sua casa. Uma sugestão é alternar três minutos de caminhada leve, com dois de intensidade moderada e um de intensidade forte. Essa seqüência pode ser repetida dependendo do tempo que você tiver disponível. Outra opção é dar uma volta "descompromissada" de bicicleta antes ou depois do trabalho. Se tiver piscina em casa, nadar por alguns minutos antes do banho pode ser uma boa idéia.

No final de semana
Quando o horário costuma ser bem mais folgado, você pode investir melhor no exercício físico praticando-o por mais tempo. A caminhada pode durar entre 40 e 45 minutos, mantendo a intensidade entre leve a moderada, para não haver sobrecarga com o prolongamento da prática. Se puder viajar no fim-de-semana, a escolha do esporte pode variar para um passeio a pé pelas montanhas, frescobol ou vôlei de praia, sempre respeitando seus limites de resistência.

Esportes radicais
Para aqueles que curtem esportes radicais, o rapel e a escalada são modalidades interessantes para o combate ao estresse. Esse tipo de esporte dá a sensação de desafio em atingir uma meta, que quando alcançada, aumenta a auto-estima do praticante.

É importante, na hora de fazer o exercício, não tentar aumentar sua intensidade pelo pouco tempo que você tem disponível para praticá-lo. Lembre-se de que o seu objetivo é combater o estresse com a descarga de endorfina que o esporte libera. O seu exercício tem de ser, acima de tudo, prazeroso.

Redação Terra

Volta
 
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade