Férias de verão. É nesse período que as crianças estão mais tempo em casa, fazendo de tudo, menos ficar paradas. Como não são todos os pais que podem entrar de férias junto com os filhos, a preocupação com os pequenos em casa fica maior ainda. O verão também propicia o surgimento de algumas doenças oportunistas, que exigem certos cuidados na sua prevenção.
Segundo o pediatra Roberto Tozze, do Serviço de Consultas, Urgências e Triagem do Hospital das Clínicas, o maior perigo do verão para as crianças são as doenças diarréicas, que, além da disenteria, também provocam vômito e febre. Esse problema é causado por vírus que se alojam em alimentos mal-conservados do calor.
Por isso, uma coisa a que se deve ficar sempre atento é a qualidade dos alimentos que a criança está comendo e a quantidade de líquidos que ela está ingerindo. A desidratação é um problema bastante freqüente com o calor intenso, principalmente na praia. Vestir a criança com roupas leves, claras e de algodão também ajuda a deixá-las mais frescas e a transpirar menos.
Para ajudá-lo a evitar todos os contratempos, listamos os principais problemas que a criançada costuma ter no verão e maneiras de preveni-los. Se aparecer alguma doença, a saída é levar a criança ao serviço médico. Receitas caseiras algumas vezes podem agravar o problema. O importante é poupar seus filhos de doenças sem acabar com sua diversão nas férias.