Quando as crianças entram em férias e saem da rotina, outra questão que pode ficar prejudicada é a alimentação. Ela deve se manter saudável mesmo tendo os horários das refeições mais flexíveis e interrompendo um pouco a brincadeira.
A nutricionista Hellen Coelho sugere que as refeições das crianças nas férias sejam fracionadas, ou seja, para que elas não demorem muito (afinal, os pequenos não querem perder tempo comendo!), faça com que ela coma menos mais vezes por dia. Assim, você conseguirá garantir toda a energia que a criança precisa para agitar nas brincadeiras.
Outra coisa importante é intercalar as refeições com muito líquido, principalmente água ou suco. O risco de desidratação aumenta no verão e as crianças muitas vezes não têm vontade de parar de brincar para beber algo, mesmo que sintam sede.
Salgadinhos, refrigerantes e outras guloseimas devem ser controladas para que não haja exageros. A ingestão desses alimentos faz com queas crianças engordem muito nas férias, principalmente as que já são gordinhas. As mais magrinhas, se comerem muitos doces e salgadinhos entre as refeições, podem ficar com menos apetite ainda para almoçar ou jantar.