Quem for passar as férias no litoral vai ter de tomar alguns cuidados extras com a saúde da molecada. O principal deles é a proteção da pele contra os raios ultra-violeta, que são cada vez menos filtrados pela camada de ozônio.
O ideal é que as crianças tomem sol aos poucos, aumentando gradativamente o tempo de exposição quando forem ficando mais bronzeadas.O período ideal para o sol é antes das dez da manhã e depois das cinco da tarde, quando os raios estão mais amenos.
Se for imprescindível levar crianças pequenas e bebês à praia, els devem ficar à sombra. É importante que esses pequenos tomem sol para fixar o cálcio no organismo, mas apenas por dez minutos e nos períodos saudáveis.Todas as crianças devem usar filtro solar (com fator de proteção 15,no mínimo) da linha infantil, feitos para a sua pele sensível. Um chapéu deve também ser sempre usado.
Além da atenção à exposição ao sol, outra preocupação é com parasitas como o bicho geográfico, que se encontra geralmente na areia úmida da praia. Para prevenir o contato com o parasita, o ideal é fazer com que as crianças tenham alguma proteção para sentar (uma toalha, por exemplo) e calcem chinelo. Se for impossível fazer com que seus filhos sejam tão cuidadosos, ao menos peça-os para brincarem na areia seca.