Até o final do segundo trimestre, a mulher deve ter engordado, em média, seis quilos. Mas essa é uma quantia generalizada, uma vez que cada mulher tem seu próprio metabolismo e, sendo assim, só o médico tem como estabelecer quantos quilos ela poderá ganhar.
“O segundo trimestre é a fase em que a mulher fica grávida socialmente. Antes disso, aos olhos dos outros, ela só tinha ficado gordinha”, explica o obstetra Nelson Antunes Júnior, especialista em reprodução humana, que completa: “É uma fase muito confortável da gravidez, quando a mulher se sente bem fisicamente, fica bem disposta, tem bom sono e come bem”.
Como a mulher está com um considerável apetite, essa é uma fase em que muitas grávidas costumam ganhar peso em excesso. É fundamental, portanto, ter cuidado na escolha dos alimentos.
“A partir da 20ª semana, a alimentação da gravida deve ser enriquecida com cálcio, uma vez que á fase em que o esqueleto do feto está em formação. Deve ser intensificada também a suplementação vitamínica, medida que é evitada antes dessa fase porque pode prejudicar a fase de embriogênese do feto, quando seus órgãos ainda estão sendo formados”, diz a obstetra da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Maria Lúcia Barcelos.
A partir do quarto mês, começa a aparecer no barrigão a linha nigra, que vem a ser uma linha dividindo o longitudinalmente os lados esquerdo e direito. Também nesse período, é observado um escurecimentos dos mamilos e, nessa zona mais escura, aparecem pontos brancos e altos, devido às glândulas existentes na região.