Preocupar-se com a saúde do bebê é importante. Mas isso não significa que a grávida deve negligenciar-se. Ela precisa tomar alguns cuidados com o próprio corpo para chegar ao final da gravidez esteticamente satisfeita e saudável.
Cuidado com as estrias: É a partir do quarto mês que costumam começar a aparecer as estrias no abdômen e na mama. Não há muito o que fazer para evitá-las, uma vez que elas estão diretamente ligadas a predisposição genética da mulher. “Uma medida para amenizá-las é o uso de hidratantes”, diz a obstetra Maria Lúcia Barcelos.
Use meias elásticas: O médico Nelson Antunes Júnior recomenda que, a partir da 16ª semana, a grávida comece a usar meias elásticas para prevenir o aparecimento de varizes e a congestão dos membros inferiores. “Ela deve também evitar permanecer muito tempo sentada e sem se movimentar”, diz o obstetra.
Use cintas para gestantes: A sensação de bem-estar típica dessa fase da gravidez pode ser interrompida por dores lombares. “É uma dor que começa no meio da coluna baixa, irradia para o meio do glúteo e à vezes chega à planta do pé. Algumas mulheres ficam sem conseguir andar”, descreve o médico Nelson Antunes Júnior.
Para prevenir essas dores, a mulher deve usar cintas de gestantes, que são calcinhas reforçadas feitas especialmente com essa finalidade. “Como é à noite que a mulher ‘arrebenta’ a coluna, ela deve usar a cinta para dormir”, aconselha o obstetra, que recomenda as cintas cavadas, sem pernas, porque não incomodam.
Pratique exercícios físicos: Como a barriga já está pesando um pouco, os exercícios ideais são os de baixo impacto, como hidroginástica, caminhadas leves ou alongamentos.
Veja a série de exercícios para grávidas.