Vida e Saúde ABC da Saúde
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
ABC da Saúde
DENGUE
Pricipais dúvidas: a doença

DENGUE
Animações:
» Saiba como combater
» O contágio

Leia mais:
» O que é dengue?
» Os sintomas
» Formas de transmissão
» Como se prevenir
» Os tratamentos
» As maiores epidemias da doença

As principais dúvidas:
» A doença
» O mosquito
» A prevenção
  • O que é a dengue?
  • O que é a dengue hemorrágica?
  • Como se contrai a doença?
  • Fora a picada do mosquito, existe outra forma de se contaminar?
  • Como sei que estou com a doença?
  • Quem devo procurar em caso de suspeita?
  • Quais exames devo fazer?
  • Qual é o tratamento para a doença?

    Mais dúvidas:
    › O mosquito
    › A prevenção


    O que é a dengue?
    A dengue é uma doença que causa uma infecção aguda. Ela é causada por um vírus que é transmitido pela picada de mosquitos urbanos do gênero Aedes, parecido com o pernilongo.

    Há quatro tipos de dengue, mas os mais comuns no Brasil são os 1 e 2. "O tempo de incubação da doença varia de cinco a sete dias, podendo ser um pouco mais ou menos dependendo do caso", afirma o infectologista Davi Uip, do Hospital das Clínicas da USP. A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) identificou casos do tipo 1 em Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Do tipo 2, em Minas Gerais, Maranhão, Bahia e Ceará. Já o Rio de Janeiro registrou a dengue dos dois tipos (1 e 2).
    Volta ao início

    O que é a dengue hemorrágica?
    É o mais perigoso dos tipos de dengue, chamada tipo 3. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. A diferença é que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos. A pessoa sente fortes dores no abdome e alterna sonolência com agitação. Se não tratada nos primeiros estágios, a dengue hemorrágica pode levar à morte.
    Volta ao início

    Como se contrai a doença?
    Qualquer pessoa pode contrair a dengue. A infecção ocorre através de picadas de mosquitos do tipo Aedes. O principal deles é o Aedes aegypti, muito parecido com os pernilongos convencionais.

    A picada é na maioria das vezes indolor e não causa marcas na pele, o que pode dificultar a identificação da doença.

    O mosquito passa a transmitir a doença depois do período de incubação, contado a partir de quando pica uma pessoa infectada. Este período pode durar de oito a 12 dias. Nos seres humanos, o vírus permanece em estado de incubação durante três a 15 dias até que os sintomas sejam percebidos.
    Volta ao início

    Fora a picada do Aedes aegypti, existe alguma outra forma de se contrair a doença? Sexo sem Camisinha? Beijo? Transfusão de sangue?
    É possível contrair dengue por transfusão de sangue, mas não há casos registrados recentemente. Os questionários aplicados aos doadores de sangue contêm questões referentes aos principais sintomas da doença, para evitar que os infectados a transmitam desta maneira. Não há transmissão por contato direto entre um doente com uma pessoa sadia, nem através de fontes de água ou alimentos.
    Volta ao início

    Como sei que estou com dengue?
    As manifestações iniciais são febre alta, dor de cabeça, aparência abatida, muita dor no corpo e, às vezes, vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas no corpo, em alguns casos acompanhadas de coceira. Outros sintomas comuns são pequenos sangramentos no nariz e nas gengivas, dores no fundo do olho e sensibilidade à luz.
    Volta ao início

    Em caso de suspeitas, quem devo procurar?
    O ideal é procurar uma unidade de saúde da rede pública de saúde. Diversos hospitais já tem serviço especializado para suspeitas de dengue e o governo pode ter um melhor controle da epidemia. Caso prefira um médico particular, vá a um clínico geral.
    Volta ao início

    Que exames indicam que estou com dengue?
    A doença é detectada através de exames de sangue que avaliam os anticorpos do indivíduo.
    Volta ao início

    Qual o tratamento para a doença?
    Não há tratamento específico para a dengue, por ser uma doença viral. Quando não há dúvida que a pessoa tem dengue, na maioria das vezes o médico pode recomendar que o tratamento seja feito em casa, combatendo seus sintomas com hidratação e antitérmicos.

    A recuperação tem início cerca de quatro dias após os primeiros sintomas, e pode ser completa em até dez dias. Algumas pessoas apresentam acentuada queda na pressão sangüínea nos três primeiros dias depois que a febre começa a ceder. Essa queda caracteriza a forma mais grave da doença, conhecida como "dengue hemorrágica", que ao contrário do que sugere o nome, não provoca sangramentos.

    Na maioria dos casos, a recuperação é normal e o doente não apresenta seqüelas. Mas a doença pode voltar a se desenvolver, se causada por outros tipos de vírus. Ao perceber qualquer dos sintomas, é importante procurar o médico.

    Deve-se evitar tomar remédios que não tenham sido indicados pelo médico. Alguns remédios indicados para dor e febre podem aumentar o risco de sangramento, como os que contêm ácido acetil-salicílico (AAS, aspirina) e podem ocasionar erupções na pele.
    Volta ao início

    Cauê Llop e Lídia Neves/ Redação Terra

  • volta
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade