Vida e Saúde Qualidade de Vida
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Qualidade de Vida
  VIDA LONGA
Aprendendo a lidar com a morte

Envelhecimento
» Introdução
» Corpo e mente
» Terapias e alternativas
» Erros comuns
» Lidando com a morte

O medo da morte acompanha o ser humano desde o nascimento, e se torna mais presente à medida em que a idade avança, o corpo começa a falhar e as pessoas queridas começam a partir.

Mas, se a morte faz parte da condição humana, deve ser enfrentada, dentro do possível, com naturalidade. Segundo a psicóloga Helena Beatriz Balbinotti, "a fé ajuda muito a enfrentar a proximidade da morte, mas não precisa ser, necessariamente, uma fé religiosa. As pessoas podem ter fé em seus planos, em sua família, na arte, na sociedade, e investir nessas crenças para lidar melhor com a vida - e também com a morte".

Ela destaca que "há muito tempo acabou aquela história de se aposentar e esperar a morte, pois ela vem cada vez mais tarde, e é preciso viver com qualidade até o fim". Segundo Helena, o medo da morte também mata: "Muitas pessoas até morrem pelas fantasias que criam com o medo da morte. Mas, com avanço da medicina, calcula-se que chegaremos a viver 120 anos, o que faz com que a fase madura venha a ser a mais longa de nossa vida. Então, de que adianta vivê-la com medo?"

Laura Cánepa/Redação Terra

volta | mais artigos de Qualidade de Vida
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade