Para quem quer fugir da fumaça dos grandes centros urbanos, há diversas possibilidades, e não apenas as longas viagens nos finais de semana.A mais fácil é visitar praças e parques. Muitas vezes, dez minutos respirando profundamente, em meio às árvores, podem trazer uma sensação de bem-estar que dura dias. Caminhar sem pressa, observar árvores remanescentes da mata nativa, pássaros e pequenos animais, são coisas ainda possíveis nesses verdadeiros paraísos urbanos. E a grande vantagem deste programa é que pode ser feito de graça e, muitas vezes, em intervalos de trabalho durante o dia.
Muitas cidades brasileiras também possuem imensas áreas rurais em suas periferias, como é o caso das capitais Belém do Pará e Porto Alegre. Nessas cidades, um passeio de final de semana a um cenário bucólico pode funcionar como uma viagem no tempo: além do ar mais puro, as áreas rurais costumam ter um outro ritmo, mais tranqüilo e compassado com a natureza.
Por último, existem as reservas ecológicas, muitas delas perto do perímetro urbano, que podem ser visitadas facilmente, e onde é possível organizar passeios e pique-niques. É o caso, por exemplo, da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, e da Serra da Cantareira, em São Paulo.