Grande parte das pessoas desiste de parar de fumar apenas por medo de engordar. De fato, segundo o Instituto Nacional do Câncer, é comum um ganho de até dois quilos logo após o abandono do vício.Isto não deve, no entanto, ser motivo para continuar fumando: a enorme lista de males causados pelo tabaco deveria, por si só, ser estímulo suficiente para enfrentar o risco de ganhar dois quilinhos a mais na balança.
Mas, se você também compartilha deste medo, não se desespere. Veja aqui as dicas da nutricionista Alessandra Caviglia para você encarar essa batalha contra o cigarro - e a balança:
Muitas pessoas sentem necessidade de substituir o prazer perdido de fumar por outro prazer: comer doces. Se você se sentir melhor comendo um doce, opte por algum com pouca gordura (e não uma barra de chocolate, por exemplo). Uma boa idéia é tomar um picolé de frutas, que tem no máximo 70 calorias e satisfaz a vontade de doce. Não junte a fome e a vontade de comer: fracione as alimentações, isto é, alimente-se mais vezes durante o dia, em porções menores. Sem deixar a fome se acumular, fica bem mais fácil controlar o impulso de comer demais na refeição. Tenha à mão muitas balas e chicletes sem acúcar, para aquelas horas em que bater a vontade de petiscar.