Tron: O Legado

» 1982

No mesmo verão em que Tron estreou nos Estados Unidos, chegaram aos cinemas filmes como ET: O Extra-Terrestre, Blade Runner e Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan. A competição entre o nicho nerd era dura. A Disney previa fazer US$ 10 milhões nas bilheterias do primeiro fim de semana de exibição, mas mal chegou aos US$ 5 milhões. Porém, muito longe de ser um fracasso, Tron foi, com o tempo, se tornando algo muito além de um filme. Seu roteiro a princípio um tanto juvenil e bobo foi se revelando como base para uma discussão ainda muito nova sobre fronteiras entre a autonomia de controle do homem sobre a máquina.

No entanto, não foi exatamente o roteiro que chamou a atenção de uma legião de fãs que começava a se formar. Foi a direção de arte, os efeitos especiais e a computação gráfica do filme que deram o ponto de curva para que este título se transformasse num filme cult. O que tinha sido concebido inicialmente para ser um filme inteiramente animado, surpreendeu a todos quando decidiu colocar atores reais dentro de um cenário completamente criado pelo computador, e não apenas isso, um cenário que representava em seus ícones a própria engenharia do computador e de seus programas.

Jeff Bridges era até então conhecido como um cara talentoso – duas indicações a Melhor Ator Coadjuvante no Oscar – cujo filme de maior bilheteria havia sido o remake de King Kong de 1976 (aquele com Jessica Lange). Seu primeiro grande “hit” viria mesmo a ser Tron, que no Brasil ganhou o subtítulo de Uma Odisséia Eletrônica. A odisseia em questão daria a Bridges uma aproximação com o público geek, que, amando ou odiando o filme, o reconheceu como divisor de águas no gênero ficção científica.

Steven Lisberger, diretor do filme, pode não ter conseguido a bilheteria desejada, mas certamente fez seu nome com Tron. E ciente de que aquela história tinha um potencial para se tornar um filme de imagens bem mais impactantes, foi ele quem, por vários anos, tentou convencer a Disney a ativar o projeto de uma sequência.

Terra