Belo Horizonte - O técnico Jair Pereira já definiu o time que irá enfrentar o Guarani, sábado, no Independência, pelo Módulo Azul da Copa João Havelange. A única alteração em relação à equipe que empatou sem gols com o Atlético-PR na última rodada será a volta de Celso no ataque, no lugar de Reinaldo.
O volante Edgar, que se recupera de uma tendinite, tem presença garantida entre os titulares. Ele segue em tratamento devido a dores no músculo adutor da coxa esquerda, conseqüência da tendinite.
Na quarta-feira, Edgard não participou do coletivo - Pintado treinou em seu lugar. Fez uma corrida em volta do campo, mas bastante tranqüilo quanto a seu aproveitamento na partida de sábado. “Vou continuar em tratamento para jogar. Já estou bem melhor", informou. De acordo com o médico do clube, Cimar Eustáquio, o volante está liberado para enfrentar o Guarani.
Edgar está sob os cuidados do Departamento Médico desde a segunda-feira. As dores sentidas pelo jogador começaram antes mesmo da partida contra o Atlético/PR. Conseqüência de um antigo problema no púbis direito.
Aliviado pela confirmação do volante, que vem exercendo a função de capitão da equipe, o técnico Jair Pereira, volta às atenções ao ataque do América. Ele espera que a dupla formada por Celso e Henrique esteja “afinada" para garantir a primeira vitória na Copa João Havelange - o time ocupa a última colocação na tabela do Módulo Azul, com apenas dois pontos.
O treinador ressalta que, depois do período de adaptação dos jogadores contratados no início da competição, a equipe adquiriu conjunto e está pronta para brigar em pé de igualdade com os adversários. “O América não ganhou ainda porque não merecia. Estava em formação, precisávamos de tempo para adaptar os novos jogadores. Agora já temos um esquema definido", informou.
Zé Afonso
O atacante Zé Afonso também não participou do coletivo de quarta-feira. Foi o companheiro do volante Edgar nas corridas em volta do gramado do Independência. Ele será liberado amanhã para os treinamentos com bola, participando de um “dois toques" para, então, ser reavaliado. De acordo com o médico Cimar Eustáquio, Zé Afonso está praticamente recuperado de uma contusão na panturrilha esquerda, consequência de uma fissura em um osso da região. Ele poderá voltar ao time no jogo contra o Botafogo, dia 6.
Zé Afonso foi um dos heróis da equipe na conquista da Copa do Sul-Minas, cuja final foi contra o Cruzeiro. Mas, por causa de uma seqüência de contusões, o atacante atuou pouco pelo Campeonato Mineiro e ainda não pôde ser escalado nesta Copa João Havelange.
Transferência pode mudar zaga
Apesar de o técnico Jair Pereira ter confirmado na quarta o time que enfrentará o Guarani, sábado, ele pode fazer uma alteração de última hora. A presença do zagueiro Wellington Paulo está ameaçada devido a rumores de uma possível transação do jogador para o São Paulo.
A imprensa paulista já dá como certa a ida de Wellington Paulo para o futebol paulista. Chegou a dizer que “o São Paulo vendeu Álvaro, zagueiro de 20 anos, titular da seleção olímpica, por US$ 2,5 milhões e contratou o desconhecido Wellington Paulo, de 27 anos". O passe do jogador seria negociado por US$ 1,8 milhão.
Mas a diretoria do América nega a transação. “Ninguém nos procurou. Na época em que o Dênis foi negociado, o Botafogo não manteve contato, mas recebemos vários telefonemas de empresários. Mas, desta vez, não há nada", garantiu ontem o diretor de Futebol do clube, Procópio Cardoso Neto, que ficou surpreso com os valores divulgados pela imprensa paulista envolvendo a negociação do passe de Wellington Paulo.
“É um valor muito bom e não podemos nunca descartar. Será bom para o América e excelente para o jogador, que já tem muito tempo no clube", observou Procópio Cardoso Neto. O zagueiro começou a carreira nas categorias de base e já teve passagens pelo futebol nordestino e do interior do Rio.