Porto Alegre - O Grêmio busca alternativas para compensar a ausência de Ronaldinho, convocado tanto para a Seleção principal como para a Olímpica. Contra a Ponte Preta, neste sábado, às 18h, no Olímpico, a questão está tecnicamente encaminhada com a entrada de Paulo Nunes no ataque. O treinador Celso Roth ressalta que chegou a vez de o futebol coletivo se manifestar.
“Sem o Ronaldinho, é a vez do futebol coletivo. Temos de nos adaptar à realidade. Precisamos tomar a iniciativa do jogo, mas também ter um resguardo”.
Definido o substituto de Ronaldinho e a estratégia operacional, o técnico trata de testar as formas de conter e superar a Ponte Preta, equipe com o melhor aproveitamento na Copa João Havelange. Celso Roth disse que, ao contrário da estratégia aplicada contra o Corinthians, quando esperou pelo adversário, agora terá o compromisso de atacar.
“A Ponte é um time perigoso, difícil de vencer e nós temos alguns problemas com os machucados. Se já era complicado pelas nossas deficiências, fica ainda mais pela qualidade do adversário”.
O ambiente, no entanto, é positivo. A boa vitória sobre o Corinthians, em São Paulo, reanimou os jogadores doTricolor gaúcho, que prometem muito esforço. As ausências do zagueiro Nenê e do lateral Roger ainda preocupam Celso Roth. O treinador já confirmou a entrada do jovem Fabrício na zaga e a permanência de Sandro Neves na lateral. Sobre a presença da torcida, quem se manifestou foi o vice-presidente de futebol, Antônio Vicente Martins.
“Acho que ganhamos um crédito com a torcida depois daquela vitória contra o Corinthians, e o time precisa desse apoio para ajudar a vencer a Ponte Preta”.
O respeito pela Ponte Preta é justificado pelo desempenho da Macaca. O técnico não quer correr o risco de ser surpreendido em casa e ter outro resultado negativo. Por isso os treinamentos foram intensos, principalmente no que se refere à marcação, na tentativa de conseguir um bom entendimento entre Marinho e Fabrício.
Paulo Nunes foi poupado do treino, mas o argentino Amato participou sem problemas. O jovem Ânderson Polga, que teve boa atuação contra o Corinthians e marcou o segundo gol na vitória de 2 a 1, foi confirmado como cabeça-de-área, ficando Astrada na reserva.
Celso Roth ainda orienta mais um treino com bola mas deve confirmar o time com Danrlei, Anderson, Marinho, Fabrício e Sandro Neves; Ânderson Polga, Gavião, Itaqui e Zinho: Paulo Nunes e Amato.