Sydney - O atleta alemão Dieter Baumann, campeão olímpico dos 5 mil metros em Barcelona, retornou nesta sexta-feira a Sydney pela segunda vez em 48 horas. Vai tentar fazer com sua voz seja ouvida pelo Tribunal de Arbitragem da Federação Internacional de Atletismo, que estuda se ele é ou não culpado por utilizar substâncias dopantes, e se poderá ou não participar dos Jogos Olímpicos de Sydney.
Um exame antidoping realizado no ano passado pelo atleta alemão apresentou resultado positivo. Foram detectados traços de um esteróide anabolizante. No entanto, Baumann afirmou ter sido vítima de um ato criminoso.
Previamente, o tribunal havia recusado que o atleta, de 35 anos, tivesse oportunidade de acompanhar a primeira sessão em que seu caso foi analisado. Em seguida, o mesmo tribunal não atendeu ao pedido formulado pela Federação Internacional de Atletismo.
”Todas as nossas tentativas foram em vão. Queríamos demonstrar que a comissão de arbitragem não é competente para julgar o caso”, afirmou Clemens Prokop, da Federação Alemã.
Por outro lado, Dieter não está feliz com sua situação. “Está caminhando diferente do que esperava”, afirmou, antes de viajar de Brisbane para Sydney.