Rio - O Santos tem a melhor campanha da Copa João Havelange e lidera a competição ao lado de Fluminense e Goiás, com 22 pontos. Se não bastasse isto, o time tem um dos melhores elencos do Brasil, no qual se destaca o atacante Edmundo. Acostumado a ter o Animal como carrasco, o Flamengo se arma para evitar que a história se repita neste sábado, às 15h45min, no Maracanã. O técnico Carlinhos pode promover duas mudanças na equipe.
A principal delas vem sendo aguardada com grande ansiedade pela torcida rubro-negra. Trata-se da estréia do zagueiro paraguaio Gamarra, que tem até esta sexta-feira para provar que está recuperado de uma lesão muscular na coxa direita.
Desde que foi contratado, junto ao Atlético de Madri, o jogador vem tendo sua estréia adiada. Primeiro foi a dívida do Flamengo, com Sporting de Lisboa e Mallorca, que levou a Fifa a impedir a regularização de Gamarra. Depois foram as convocações para a seleção paraguaia, associadas às lesões que foram sentidas em partidas pelas Eliminatórias.
A estréia de Gamarra virá em um momento em que Carlinhos vem quebrando a cabeça para escalar a zaga. Juan está lesionado e só deve reaparecer em outubro, enquanto Fabão e Luiz Alberto foram recentemente negociados para o exterior. Os zagueiros à disposição são Fernando e Ronaldo, sendo que este último só pode atuar na Copa JH, pois não foi inscrito na Copa Mercosul.
Tantos problemas fizeram o treinador apelar para a improvisação do lateral-direito Maurinho na zaga. Apesar de sua presença estar sendo encarada como solução, Gamarra não quer ser considerado salvador da pátria.
"Não vejo a hora de estrear e ajudar o Flamengo com a minha experiência, mas não poderei resolver todos os problemas", disse o paraguaio.
Outra mudança que Carlinhos poderá fazer no time é na lateral-esquerda. Enquanto Athirson está servindo à Seleção Brasileira que está disputando as Olimpíadas de Sydney, o Flamengo vem fazendo um verdadeiro revezamento na posição. Leonardo Inácio, que foi titular na vitória de 2 a 0 sobre o Universidad de Chile, na última terça-feira, foi muito vaiado e pode perder a vaga para Bruno Carvalho, que originalmente atua na direita, mas já jogou nesta posição.
Para a partida contra o Santos, além da provável estréia de Gamarra, outros jogadores que podem ficar à disposição de Carlinhos são os atacantes Reinaldo e Rodrigo Gral. A equipe para sábado deve ser a seguinte: Júlio César, Maurinho, Fernando, Gamarra e Bruno Carvalho (Leonardo Inácio); Leandro Ávila, Rocha, Petkovic e Denílson; Edílson e Adriano.