São Paulo – A seleção brasileira feminina de vôlei chegou na madrugada desta terça-feira à sua quinta vitória consecutiva nos Jogos Olímpicos de Sydney. Já pelas quartas-de-final, a equipe do técnico Bernardinho derrotou a Alemanha por 3 sets a 0, em 1 hora e 7 minutos. As parciais foram de 25/22, 25/18 e 25/17.
As alemãs, que haviam se classificado em quarto lugar na primeira fase, deram mais trabalho que o esperado para seleção brasileira. Porém, o bom desempenho de bloqueio e defesa não foi suficiente para segurar Virna e Leila, as principais jogadoras do Brasil na partida. Cada uma marcou 13 pontos. Erika fez 11. A maior pontuadora do duelo foi Hanka Pachale, da Alemanha, com 20.
Agora, as brasileiras terão pela frente sua maiores rivais, as cubanas.
Cuba se classificou ao derrotar a Croácia por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/23 e 25/21.
Brasileiras e cubanas iniciaram uma rivalidade mais acirrada exatamente nos últimos Jogos Olímpicos, em Atlanta, há quatro anos. Nas semifinais, mesmo estágio em que as equipes se encontram agora, Cuba derrotou o Brasil. Irritadas, as jogadoras nacionais partiram para briga no fim do jogo. Desde então, provocações têm sido marcantes nos confrontos entre as equipes.