Sydney - A equipe de limpeza da Vila Olímpica parou de limpar os quartos dos atletas búlgaros porque eles deixavam muitas seringas usadas espalhadas. ``Foram encontradas agulhas em cima das mesas, algumas no chão. A maioria foi jogada no lixo comum, quando há recipientes especiais para esse material'', disse na sexta-feira o prefeito da Vila, Graham Richardson.
As seringas são usadas pelos atletas para injetar vitaminas, em geral B12, de acordo com Richardson. ``Não tenho evidências sobre o uso de substâncias ilegais... A maioria diz que são injeções de vitamina, e não tenho razão para acreditar que não sejam'', disse o prefeito. “Minha preocupação é somente com a saúde da equipe da Vila'', afirmou.
Duas pessoas da limpeza foram picadas por agulhas deixadas por atletas de vários países, mas não chegaram a ser infectados, disse Richardson.
Ele recusou-se a nomear outro dos 19 países cujos atletas deixaram seringas nos quartos, mas afirmou que a Bulgária é o pior caso.
``A equipe que deixou mais agulhas espalhadas é a Bulgária. Há dias não limpamos seus quartos'', disse Richardson. ``Não acho justo dizer quais são as outras equipes porque não estão na mesma posição que a Bulgária.''
A Bulgária está no centro das atenções dos casos de doping nos Jogos de Sydney.
Na semana passada, três levantadores de peso foram expulsos das Olimpíadas por testes positivos de doping: Ivan Ivanov (medalhista de prata da categoria masculina até 56 quilos), Sevdalin Minchev (medalha de bronze masculino até 62 quilos) e Izabela Dragneva (medalha de ouro da categoria feminina até 48 quilos).