São Paulo – Michael Schumacher colocou fim na madrugada deste domingo ao jejum de títulos da Ferrari. A mais importante escuderia da Fórmula 1 não tinha um piloto campeão mundial desde 1979. O alemão chegou ao seu tricampeonato com mais um show de estratégia e habilidade que lhe garantiu a vitória no GP do Japão e o taça com uma prova de antecedência.
O alemão subiu para 98 pontos no campeonato e não pode ser alcançado por Mika Hakkinen, segundo colocado em Suzuka, que passou para 86. O terceiro lugar ficou com David Coulthard. Rubens Barrichello acabou na quarta posição.
Schumacher fez dois movimentos decisivos na tentativa de assegurar a conquista. Largando com oito pontos de vantagem sobre o finlandês Hakkinen, único que poderia estragar a festa ferrarista, o alemão, que partiu na pole position, jogou seu carro para cima da McLaren do rival.
Hakkinen, no entanto, venceu o primeiro rounde da batalha. Mostrou habilidade para evitar uma batida na largada que praticamente sepultaria suas chances de conquistar o terceiro título mundial consecutivo e, de quebra, ainda ganhou a posição.
Tanto o finlandês quanto Schumacher impuseram um forte ritmo desde o início da corrida e dispararam na frente. Hakkinen manteve vantagem que oscilou entre 1s e 2s5 até o primeiro pit stop (parada nos boxes para troca de pneus e reabastacimento).
Um chuva leve fez com que Hakkinen diminuísse seu ritmo e permitisse uma maior aproximação do ferrarista poucas voltas antes do seu segundo pit stop. O volume de água não era grande o suficiente para exigir que os pilotos colocassem pneus de chuva. O piloto da McLaren parou e retornou em segundo lugar.
Foi aí que a estratégia da Ferrari casada à habilidade de Schumacher fez a diferença. Mesmo com o asfalto ligeiramente molhado em alguns pontos, ele arriscou tudo. Permaneceu na pista, enquanto sua gasolina permitiu, andando rápido e abrindo vantagem sobre o finlandês. Entrou nos boxes e contou com a colaboração dos mecânicos. Um trabalho perfeito dos ferraristas devolveu o alemão à pista depois de apenas 6s. Foi o suficiente para que ele assumisse a liderança para não mais perder.
A temporada termina dentro de duas semanas com o GP da Malásia. Em 14 anos de disputa do GP do Japão, por nove vezes o título foi decidido no circuito de Suzuka.
O britânico Jenson Button, da Williams, e o canadense Jacques Villeneuve, da BAR, também marcaram pontos terminando, respectivamente, em quinto e sexto lugares. Os dois outros brasileiros também foram até o final. Ricardo Zonta (BAR) chegou em nono e Pedro Paulo Diniz foi o décimo primeiro.