Santos - O técnico Giba começa nesta segunda-feira a preparar o Santos para uma das partidas mais difíceis da Copa João Havelange. O treinador, que vice um dos piores momentos desde que assumiu o cargo, tenta elevar a moral da equipe para enfrentar o Vasco, sábado, na Vila Belmiro, outro jogo de alto risco para os santistas.
Os torcedores estão exigindo a saída do treinador, mas a diretoria decidiu mantê-lo no cargo, por considerar que não teve culpa no empate de ontem, contra a Ponte Preta (3 a 3) e só uma vitória garantirá a permanência na equipe, conforme revelou um dirigente que pediu para não ser identificado.
Com 47,9% de aproveitamento dos pontos que disputou até aqui, a equipe ocupa a nona posição no torneio e deve cair ainda mais, pois folga no meio da semana. Ao mesmo tempo em que a classificação preocupa os dirigentes, a falta de dinheiro impede decisões mais radicais.
E o destino de Giba está sendo encarado também por esse aspecto, na medida em que uma demissão nos próximos dias implicará na contratação de um técnico mais caro, fora das cogitações atuais. Com uma folha de pagamento mensal que supera US$ 2 milhões e sem conseguir fechar o acordo com a parceria, o Santos está vendendo os jogadores que não estão sendo aproveitados.
Piá, Baiano e Eduardo Marques já foram negociados, na tentativa de aliviar a crítica situação financeira do clube. Há comentários também de que mais uma parte do passe do atacante Dodô foi vendida ao empresário Juan Figer, que já era sócio santista, e que Rincón poderá ser liberado a qualquer momento, desde que surja uma oportunidade.
Reforço - Para o jogo de sábado contra o Vasco, o Santos terá a volta de Rincón, que cumpriu a segunda e última partida de suspensão. Em compensação, Claudiomiro voltou a sentir a contusão no joelho e dificilmente terá condições de jogo. Giba vai aproveitar também para tentar corrigir os erros que seu time vem cometendo, especialmente na defesa, e deverá ter uma conversa com o zagueiro-central André Luís, que ainda não se readaptou ao time desde a volta da Austrália, onde serviu a seleção olímpica.