CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CPI da Nike deve durar 4 meses
Domingo, 15 Outubro de 2000, 10h12
Atualizada: Domingo, 15 Outubro de 2000, 14h32

São Paulo - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Federal, que será instalada na terça-feira, não é um palco de espetáculos para os políticos e autoridades aparecerem, segundo o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), um dos principais articuladores para a abertura da comissão.

Rebelo destacou que a comissão, conhecida como CPI da Nike, deverá funcionar como um fórum de reuniões para os deputados detectarem os males do futebol brasileiro e apontarem as soluções para a reestruturação do esporte mais popular do país.

A duração da CPI, inicialmente, será de 120 dias, com possibilidade de prorrogação para até outros 90 dias. Rebelo, um dos membros da comissão, adiantou que não é intenção da CPI iniciar um período de "caça às bruxas" no futebol brasileiro. "Mas também não haverá limites nem censura nos trabalhos," completou.

O deputado acredita que este momento é um divisor de águas no futebol brasileiro. Para ele, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não deveria preocupar-se tanto com o lado financeiro. "Há um lado social que está sendo esquecido."

Sem tirar a responsabilidade do governo nesta questão, Rebelo citou que a CPI deverá alertar para a necessidade da construção de quadras esportivas nos conjuntos habitacionais e do incentivo ao futebol de várzea.

Para Rebelo, o contrato de patrocínio da empresa de material esportivo Nike com a CBF será apenas o primeiro passo nas investigações.

As falsificações de passaportes, desvio de verbas de clubes para paraísos fiscais e os casos de sonegação também estarão na pauta da CPI. Ele ressaltou a importância da troca de informações com a outra CPI do futebol, que será implantada no Senado. "Senão uma pode atropelar a outra," admitiu.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Eurico Miranda ataca Álvaro Dias
"Musa da CPI" faz manifestação em frente à CBF
CPIs só entram em ação após eleição
PT quer barrar cartolas na CPI do Futebol
Veja lista completa
CBF
Presidente do Flamengo acusa esquema para prejudicar o time
Eurico elogia escolha de Lopes, mas ataca Teixeira
JH causa desinteresse nos clubes e no público
CBF só confirma comissão técnica em dezembro
Veja lista completa