Porto Alegre - A derrota para o Vasco por 1 a 0, quinta, no Olímpico, deixou o Grêmio na obrigação de vencer o seu último compromisso no Módulo Azul. No domingo, o Grêmio enfrenta o Santa Cruz, último colocado, no Arruda, em Recife, sem Ronaldinho e Danrlei.
O craque Ronaldinho é a principal ausência do time treinado por Celso Roth. O atacante levou o quinto cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Na partida contra o Vasco, Ronaldo revidou um chute do lateral Clébson e provocou o cartão. Seu substituto será escolhido entre Rodrigo Mendes e Paulo Nunes.
O goleiro Danrlei não atuou contra o Vasco devido a um tostão na coxa direita. Ele se machucou no rachão realizado na manhã dessa quarta-feira e passou todo o dia fazendo tratamento. O reserva Sílvio teve problema de torcicolo e também não pôde jogar contra o Vasco.
Eduardo Martini teve a sua primeira oportunidade de atuar na Copa JH e foi bem. A delegação que viaja na tarde desta sexta-feira para Recife terá um goleiro a mais. Danrlei fica em Porto Alegre e não joga na quarta-feira que vem se o time se classificar. Sílvio é dúvida para domingo. É provável que Celso Roth opte pela continuidade de Martini.
Como a substituição foi uma surpresa, surgiu o boato que Sílvio e Danrlei teriam brigado na concentração. A briga foi desmentida pela comissão técnica, mas os dois goleiros já tiveram um conflito no ano passado. Sílvio é o jogador do clube que mais teve problemas de relacionamento. Já discutiu com torcedores e em todos os treinos discute com algum dos seus colegas, que levam tudo na brincadeira. Danrlei também já se envolveu em confusões e é marcado pela torcida.
Na partida de domingo, o Tricolor tem a obrigação de vencer. Com 34 pontos e nove vitórias, o Grêmio ocupa a 12ª posição da classificação, empatado com o Palmeiras. A vitória simples é suficiente para garantir a passagem para a próxima fase. Se empatar, o clube gaúcho aguarda os resultados das outras equipes que não estão classificadas.