Rio - Pelo arranjo dos cruzamentos da próxima fase e até a etapa decisiva da Copa João Havelange, somente um clube pode repetir uma final de Campeonato Brasileiro: o Vasco.
O time carioca tem três combinações possíveis para conseguir esta façanha: contra São Paulo, Palmeiras e Fluminense.
Das três vezes em que decidiu o Campeonato Brasileiro contra estes clubes, o Vasco só perdeu para o Fluminense, em 1984. Sagrou-se campeão em 1989 e 1997.
Em 1974, o Vasco foi campeão enfrentando o Cruzeiro que só poderá ser adversário do clube carioca nas semifinais.
Em 1989, o Vasco decidiu o Campeonato Brasileiro com o São Paulo. Precisou de apenas uma partida, realizada no Morumbi, e venceu por 1 a 0, gol de Sorato. O time-base: Acácio, Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro, Bismarck e William; Bebeto e Sorato. Técnico: Nelsinho Rosa.
Em 1997, a decisão foi entre Vasco e Palmeiras. Foram realizados dois jogos. Tanto no Morumbi quanto no Maracanã houve empate em 0 a 0. O time-base: Carlos Germano, Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Nasa, Luisinho, Juninho e Ramon; Edmundo e Evair. Técnico: Antônio Lopes.
Em 1984, a decisão do Campeonato Brasileiro reuniu dois clubes cariocas: Fluminense e Vasco. Na primeira partida, os tricolores venceram por 1 a 0, gol do paraguaio Romerito. No segundo jogo, houve empate em 0 a 0, resultado que deu o título ao Fluminense, que tinha como time-base Paulo Vítor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei, Romerito e Assis; Washington e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.