Rio - Após a polêmica demissão do técnico Oswaldo de Oliveira, o Vasco realizou seu primeiro treinamento coletivo sob o comando do novo treinador, Joel Santana, na manhã desta segunda-feira, em São Januário. Os titulares venceram os reservas por 1 a 0, gol de Romário, cobrando pênalti. O vice-de-futebol Eurico Miranda assistiu ao treino à beira do gramado, protegido da forte chuva que caiu sobre o Rio de Janeiro.
Durante o coletivo, Joel, que escalou como titulares os mesmos jogadores que iniciaram a partida do último sábado, no empate de 2 a 2 com o Cruzeiro, fez duas substituições: Nasa no lugar de Paulo Miranda, que ficou bastante irritado e jogou o colete que os titulares usavam no chão, e Pedrinho no de Euller. O novo treinador vascaíno afirmou que o time para a decisão da Copa Mercosul contra o Palmeiras, quarta-feira, no Parque Antarctica, só deve ser definido momentos antes da partida.
Após o coletivo, Joel falou aos jornalistas de sua alegria em voltar ao Vasco e fugiu das perguntas polêmicas a respeito da demissão de seu antecessor, Oswaldo de Oliveira.
"É uma grande alegria voltar ao Vasco, rever pessoas que não encontrava há sete anos, os funcionários, como o roupeiro Severino. O Santana me viu chegar ainda criança a São Januário. Estou voltando ao clube num momento decisivo e espero que consigamos ganhar pelo menos um dos dois títulos que estamos disputando. Temos time, camisa e história para isso", garantiu o treinador vascaíno.
Mesmo não querendo falar sobre a demissão de Oswaldo de Oliveira, Joel disse que a troca de técnicos é uma prática comum no futebol brasileiro, que tem uma cultura de viver de resultados. No entanto, não conseguiu prever qual será a reação do grupo diante da inesperada mudança no comando da equipe: "É difícil saber como o grupo vai reagir, mas garanto que a motivação para essas partidas decisivas é grande e fui muito bem recebido pelos jogadores. A Copa Mercosul, por exemplo, é um título inédito para o Vasco, e faremos o possível para dar esta alegria aos vascaínos."
Com a volta de Joel Santana ao comando do time, o auxiliar-técnico Alcir Portella reassume sua função, que durante a permanência de Oswaldo de Oliveira era desempenhada por Edson Cegonha. Bebeto Oliveira também reassumiu o cargo de preparador físico.
O zagueiro Júnior Baiano, cuja liberação para viajar à Bahia foi um dos pontos de discórdia entre Eurico Miranda e Oswaldo - e que acabaram determinando a demissão deste último -, não participou do treinamento desta manhã, pois não conseguiu passagem de avião para retornar de Salvador a tempo de participar da atividade.