São Paulo – O técnico Wanderley Luxemburgo fez sua reestréia no comando do Corinthians com um resultado negativo. Na noite desta quinta-feira, no Pacaembu, os corintianos ficaram no empate, por 1 a 1, com o Fluminense, e foram eliminados do Torneio Rio-São Paulo. Já classificado, o time carioca irá enfrentar nas semifinais o São Paulo, que garantiu sua vaga graças ao tropeço corintiano.
O time paulista ganhou um problema logo de cara. Aos 2min, Marcelinho Carioca se irritou com uma falta cometida por Jorginho e deu uma cabeçada no jogador tricolor. O árbitro aplicou cartão amarelo no meia do Fluminense e mandou embora o atacante corintiano.
O jogador, que já tinha entrado em choque com Luxemburgo durante o primeiro treinamento na volta do técnico ao clube, foi condenado pelo ex-treinador da seleção. “A expulsão foi correta. Um jogador experiente como o Marcelo não pode cometer um erro desses”, afirmou.
A expulsão acabou não afetando o desempenho do time paulista. Mesmo com um jogador a menos, o Corinthians partiu para o ataque e teve duas chances de marcar. Acabou conseguindo abrir o placar aos 15min com Luizão, convertendo pênalti que ele mesmo sofreu.
O Fluminense se mostrou incapaz de reagir e foi dominado pelo Corinthians, que teve boa chance de ampliar aos 24min. Luizão fez jogada individual, se livrou de três zagueiros tricolores e, na área, finalizou. Murilo evitou o segundo gol do time paulista.
No final da etapa inicial, os corintianos pediram a expulsão do volante Marcão. O jogador, que já tinha cartão amarelo, agarrou Gil – que entrara no lugar de Paulo Nunes, machucado- em um contra-ataque. Apesar da pressão, o juiz Samyr Yarak preferiu deixar o tricolor em campo.
No segundo tempo, Valdir Espinosa tentou deixar o Fluminense mais ofensivo. Sacou o lateral Tiago Silva e colocou o meia Valbson. A substituição não causou efeito. O time carioca continuou errando muito e facilitando o trabalho da defesa corintiana.
Porém, num erro de marcação da defesa do Corinthians, o tricolor chegou ao empate. Depois de lançamento para área de Valbson, Roni teve tempo para dominar e finalizar sem possibilidade de defesa para Gléguer.
Com o empate tricolor, Luxemburgo sacou Gallo e Gil colocando Andre Luiz e Ewherton, que voltou ao time depois de ser campeão sul-americano sub-20 com a seleção brasileira. As alterações funcionaram. Os paulistas passaram a pressionar mais os cariocas, que só ameaçavam nos contra-ataques. Os times até que tiveram chance de desempatar, mas acabou faltando pontaria.