Rio - Apesar de toda a crise que rondou o Botafogo antes da partida, com os jogadores se negando a ficarem concentrados por causa dos salários atrasados, o time carioca derrotou o Palmeiras por 3 a 1 na noite desta quinta-feira, no Maracanã. O resultado garantiu o Alvinegro nas semifinais do Torneio Rio-São Paulo. O próximo adversário do Botafogo será o Santos. Donizete, Daniel e Taílson marcaram os gols botafoguenses, com Galeano descontando para o Palmeiras, eliminado da competição.
A partida começou com o Palmeiras melhor armado em campo. Apesar de ter o domínio territorial, o Verdão só assustou aos 13 minutos, quando Alex driblou dois jogadores e rolou para Claudecir, que chutou para difícil defesa de Wagner. Surpreendentemente o Botafogo deu o troco um minuto depois, abrindo o placar. Daniel lançou Donizete, que entrou na área e chutou seco, no canto direito de Sérgio, que nada pôde fazer para evitar o gol alvinegro.
Mesmo com a vantagem o Botafogo não melhorou em campo e o Palmeiras continuou pressionando, tanto que quase empatou aos 16. Alex recebeu dentro da área e chutou para fora. Mesmo dominando a partida, o Verdão não conseguia impedir que o Botafogo atacasse com perigo. Aos 25 minutos, Alexandre Gaúcho cobrou escanteio, Felipe dominou na pequena área e chutou. A bola tocou em Galeano e foi para fora, para alívio de Sérgio, que estava batido no lance.
O Palmeiras continuou insistindo e chegou ao empate aos 32 minutos. Alex cobrou falta na cabeça de Galeano, que testou para o gol. Um minuto depois o Alvinegro quase desempatou. Felipe chutou de dentro da grande área, para Sérgio fazer difícil defesa. Aos 37 o Botafogo voltou a assustar. Júnior tocou para Donizete, recebeu na devolução e dividiu com Sérgio, que fez uma defesa arrojada.
Quando tudo parecia indicar que o primeiro tempo terminaria empatado o Botafogo fez o segundo gol, aos 43 minutos. Felipe foi lançado pela direita, driblou Claudecir e chutou para Daniel escorar para o gol, com Sérgio batido no lance.
O segundo tempo começou com o Palmeiras modificado. O técnico Marco Aurélio colocou Basílio no lugar de Reinaldo e Daniel no de Magrão, com Claudecir passando para o meio de campo. As modificações não surtiram o efeito desejado, pois o Palmeiras, melhor no primeiro tempo, caiu de produção. Já o Botafogo continuou levando perigo quando atacava. Aos 18 minutos Felipe entrou na área e foi derrubado por Fernando: pênalti ignorado pelo árbitro.
Aos 20 minutos o Botafogo quase ampliou. Daniel passou por três jogadores e rolou para Augusto chutar cruzado. Donizete e Felipe chegaram atrasados na hora da conclusão. O Palmeiras respondeu dois minutos depois, quando Alex cobrou falta e a bola raspou a trave de Wagner.
A equipe alvinegra melhorou e passou a dominar a partida. Aos 26 minutos Alexandre Gaúcho cruzou, Donizete dominou e chutou para difícil defesa de Sérgio. Um minuto depois, Alexandre Gaúcho arriscou de fora da área e o goleiro palmeirense voltou a defender com dificuldades. Aos 35, Alexandre Gaúcho rolou para Reidner, que da entrada da área, chutou para fora.
A partir daí o Botafogo passou a administrar o resultado, mas ainda encontrou tempo para chegar ao terceiro gol. Aos 45 minutos, Taílson foi lançado, entrou na área e chutou no canto esquerdo de Sérgio. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Foi o gol que definiu a classificação alvinegra e eliminou o Palmeiras.