São Paulo - O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou no início da tarde desta quinta-feira o calendário do Campeonato Brasileiro de 2001. O campeonato começará com três jogos antecipados do Palmeiras: contra o Guarani, em Campinas (14/07), contra o Juventude, em Caxias do Sul (18/07) e contra o Bahia, em São Paulo (21/07). A primeira rodada está marcada os dias 1º e 2 de agosto.
O campeonato terá 28 clubes. Quatro equipes serão rebaixadas para a Segunda Divisão e duas subirão para a divisão principal. A Copa Mercosul será disputada intercalada ao Brasileirão. A tabela da competição será divulgada pela Confederação Sul-Americana no próximo dia 17. No início da próxima semana a CBF divulgará a tabela da Segunda Divisão.
Entre outras decisões tomadas, os clubes brasileiros ficam proibidos de disputar mais de duas partidas por semana.
”Estamos cumprindo o compromisso de dois jogos por semana para cada clube e assumindo o compromisso de que haverá rebaixamento tão somente por critério técnico, não haverá mais salvaguarda alguma, afirmou Fábio Koff, presidente do Clube dos 13.”
Mas somente em 2003 o campeonato chegará ao formato considerado ideal pela CBF: 24 clubes na Primeira Divisão e 24 na Segunda Divisão, em pontos corridos e com partidas em turno e returno, com dois clubes caindo para a Segundona e dois subindo.
Os clubes que participarão da Primeira Divisão são: América-MG, Atlético-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Botafogo-SP, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Gama, Goiás, Grêmio, Guarani, Internacional, Juventude, Palmeiras, Paraná, Ponte Preta, Portuguesa, Santa Cruz, Santos, São Caetano, São Paulo, Sport, Vitória, e Vasco.