Rio - Depois de golear a Coréia do Sul por 5 a 0 na partida de estréia na Copa das Confederações, a França decepcionou e acabou derrotada pela Austrália por 1 a 0, no início da manhã desta sexta-feira, na cidade sul-coreana de Daegu.
Com o resultado, os australianos, que venceram o México por 2 a 0 na estréia, assumem a liderança isolada do grupo A da competição, com seis pontos.
No primeiro tempo, bem armados na defesa, os australianos dificultaram o ataque francês, não conseguia penetrar na área adversária. A Austrália, por sua vez, também não ia muito além da intermediária francesa, fazendo com que o jogo ficasse concentrado no meio-campo.
Assim, as duas equipes arriscavam chutes de longa distância e um deles quase surpreende o goleiro australiano, aos 21 minutos. O time da Oceânia, apesar de não levar muito perigo nos chutes, teve a sua melhor chance de marcar numa falta batida por Lazaridis, com o goleiro francês fazendo boa defesa. A única real chance de gol, no entanto, veio somente aos 43 minutos, quando Leboeuf, completamente livre na pequena área, cabeçeou para fora depois de uma falta cobrada por Robert, na esquerda.
No segundo tempo, os australianos voltaram mais ousados, respeitando menos os campeões mundiais, e ameaçou logo aos cinco minutos, com Emerton chutando com perigo na entrada da área depois de passar por um zagueiro. Surpreendentemente melhore, a Austrália conseguiu o seu gol aos 15 minutos: Depois de uma cobrança de falta, o goleiro francês se estica todo para tocar na bola, que bate na trave e sobra para Zane, livre, fazer o gol do jogo. Dois minutos depois, a frança chegaria ao gol de empate, mas o juiz anulou, alegando um empedimento que não existiu.
Aos 29, os australianos ameaçaram novamente, numa falta cobrada por Lazaridis que passou muito perto do gol. Aos 32, Leboeuf, que já tinha o cartão amarelo, foi expulso depois de fazer uma falta violenta, complicando ainda mais a situação da França, que ainda teve uma chance de empatar, mas o goleiro australiano fez uma excelente defesa depois de uma cabeçada de Robert.
Veja também:
Página especial com tudo sobre a Copa das Confederações