Rio - O diretor executivo do Brasiliense, Fábio Simão, o presidente do clube, o ex-senador Luís Estevão, e o presidente da Federação Metropolitana de Futebol de Brasília, Weber Magalhães, estiveram reunidos nesta terça-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os dirigentes anunciaram que 14 jogos, envolvendo os clubes cariocas na Copa Mercosul e no Campeonato Brasileiro, serão realizados na capital federal.
A mudança no mando de campo faz parte do plano de racionamento de energia elétrica, conforme os dirigentes alegaram. Os jogos vão ser disputados às 21h45min, quando marcados para o meio de semana, e às 16h, quando para o fim de semana. Weber Magalhães garante a realização dos confrontos, uma vez que a federação local já possui geradores.
Outra novidade para os jogos será o sorteio de um carro 0km em cada partida disputada em solo brasiliense. Segundo Fábio Simão, cerca de 60% dos torcedores de Brasília torcem para times do Rio de Janeiro, o que pode garantir a presença de grande público em todas os confrontos, que serão disputados no Serejão.
Das 14 partidas escolhidas, seis vão ser da Mercosul e o restante do Brasileiro. Vasco e Flamengo, representantes cariocas na competição sul-americana, dividirão estes confrontos. Mas o clube de São Januário não mandará seus jogos no Brasileiro, enquanto o arqui-rival terá ainda mais três neste campeonato. O Botafogo ficou com o mando de campo em três partidas, e o Fluminense em duas.
Eis os jogos que serão disputados em Brasília:
Copa Mercosul:
Flamengo x Nacional, do Uruguai.
Flamengo x Olimpia, do Paraguai.
Flamengo x San Lorenzo, da Argentina.
Vasco x Boca Juniors, da Argentina.
Vasco x Peñarol, do Uruguai.
Vasco x Universidad Católica, do Chile.
Campeonato Brasileiro:
Flamengo x Vitória
Flamengo x Santos
Flamengo x Atlético-MG
Fluminense x Juventude-RS
Fluminense x São Paulo
Botafogo x Palmeiras
Botafogo x Corinthians
Botafogo x Cruzeiro