São Paulo - Ainda juntando os cacos pela eliminação na Copa Libertadores diante do Boca Juniors, o Palmeiras já faz planos para voltar à competição no ano que vem. O objetivo do clube é conquistar a vaga no Campeonato Brasileiro deste ano, que começa no dia 1º de agosto. Dessa forma, o Verdão deve deixar em segundo plano a disputa da Copa Mercosul, que começa no dia 24 de julho. O Alviverde esteve nas finais das três edições da competição e ganhou o título em 98.
“Nossas atenções estarão voltadas ao nacional”, afirma o técnico Celso Roth.
A última vez que o Palmeiras esteve na final de um Brasileirão foi em 97, quando ficou com o vice-campeonato após dois empates contra o Vasco da Gama. O último título foi na edição de 94. O campeonato nacional é a única chance de o Palmeiras voltar à Libertadores para disputar a competição pelo quarto ano consecutivo. “O Brasileiro poderá levar o time de novo à Libertadores e esse será nosso plano de trabalho”, afirma o técnico Celso Roth.
A Confederação Brasileira de Futebol está estudando a possibilidade de oficializar os campeonatos disputados com status de competição nacional entre 1959 e 1970.
Caso isso se concretize, o Palmeiras será a equipe com maior títulos nacionais. O clube já possui 4 conquistas (72, 73, 93 e 94), mas passará a ter sete, já que foi campeão da Taça Brasil, em 1960, e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 1967 e 1969.
Sebastião Lapola, o primeiro reforço do Palmeiras, deve começar a trabalhar no clube hoje. O novo contratado não vai entrar em campo, mas ajudará Américo Faria na direção do clube. Lapola exerceu essa função até o meio do ano passado, quando foi para os Emirados Árabes dirigir o Al Nassr.