Rio - O clássico desta quinta-feira, às 20h30min, entre Náutico e Santa Cruz, no estádio dos Aflitos, em Recife, poderá decidir o título pernambucano deste ano. Como já foi campeão do primeiro turno, o Náutico pode se tornar o campeão estadual de 2001 se derrotar o adversário. Se houver um empate ou o Santa Cruz sair vencedor, o tricolor pernambucano ficará com o título do segundo turno e, conseqüentemente, haverá uma decisão extra em duas partidas. Neste caso, o primeiro jogo decisivo será no domingo, novamente, nos Aflitos. A segunda partida decisiva seria no dia 9, quarta-feira, desta vez, no estádio do Arruda.
O treinador do Náutico, Muricy Ramalho, advertiu a direção do seu clube para ficar atenta ao árbitro que vai apitar o jogo desta quinta-feira (Antonio André). Ele acusa os dirigentes da Federação Pernambucana de Futebol de estarem tramando pela realização da decisão extra. Muricy afirmou que seu time foi prejudicado pelo árbitro na partida em que o Náutico foi derrotado pelo Sport na segunda-feira. Lembrou que houve um pênalti claro a favor de sua equipe não marcado e que houve exagero na distribuição de cartões amarelos e vermelhos para o seu time. O Náutico não terá no clássico o líder do time, o volante Sangalleti, o meia Tiago e o atacante Kuki, o goleador do Náutico e do campeonato. Sangalleti e Tiago foram expulsos e Kuki recebeu o terceiro cartão amarelo.
Os dois clubes lutam para quebrar uma hegemonia do Sport Recife, que ganhou todos os títulos estaduais nos últimos cinco anos. O Náutico estará tentando quebrar um jejum de 11 anos sem título e o Santa Cruz não é campeão pernambucano há cinco anos.
O técnico do Náutico só decidirá quem vai substituir os titulares momento antes do jogo, mas o mais provável é que Adilson ocupe a vaga de Sangalleti na cabeça-de-área e que Kuki seja substituído por Alberto ou Gil. Edil é outro jogador que está de sobreaviso para ocupar uma vaga na meia ou no ataque. Na meia, no lugar de Tiago, Muricy deve escalar Miltinho ou Gil. Para compensar a perda dos três titulares, o treinador terá a volta de dois titulares: Rafael retorna à lateral-direita e Lima volta à zaga.
No Santa Cruz, o técnico Ferdinando Teixeira tem um desfalque. O lateral-esquerdo Teci vai cumprir suspensão e Wellington entra na posição. Alex Pinho, recuperado de uma contusão, e Pintado, que cumpriu suspensão, reaparecem. A diretoria do clube também está atenta ao árbitro, já que a pressão do Náutico tem sido grande. Os dirigentes tricolores chegaram a solicitar à Federação Pernambucana a escalação de um árbitro de outro estado, mas não foi atendida.