Rio - A ATP confirmou que o americano Andre Agassi é o novo líder da Corrida dos Campeões. A lista, que leva em conta somente os resultados dos tenistas nesta temporada, foi divulgada pela entidade nesta segunda-feira e tem o brasileiro Gustavo Kuerten no segundo lugar.
Guga perdeu a posição para Agassi porque não disputou o Torneio de Wimbledon. O americano chegou às semifinais da competição -- que terminou nesta segunda-feira, com a vitória do croata Goran Ivanisevic. Campeão do Aberto da Austrália e dos Masters Series de Miami e de Indian Wells, Agassi soma agora 574 pontos, contra 490 do brasileiro.
Quem mais subiu na Corrida foi Ivanisevic. Com o título na Inglaterra, ele pulou da 83ª posição para a 10ª, com 243 pontos -- 200 deles conseguidos graças à vitória sobre o australiano Patrick Rafter na decisão do terceiro Grand Slam do ano.
O vice-campeão subiu três posições e agora é o sexto melhor da temporada, com 337 pontos, atrás de Agassi, Guga, do espanhol Juan Carlos Ferrero (466), do australiano Lleyton Hewitt (383) e do francês Sebastien Grosjean (342).
O sétimo lugar é do suíço Roger Federer, que eliminou o americano Pete Sampras, sete vezes campeão em Wimbledon, da competição deste ano. O oitavo é o inglês Tim Henman, seguido do russo Yevgeny Kafelnikov. Sampras é o 20º, uma posição à frente do também russo Marat Safin.
Entre os outros brasileiros, o melhor é Fernando Meligeni, que com 54 pontos ocupa a 77ª posição. Alexandre Simoni é o 117º, Andre Sá, o 135º, e Flávio Saretta, o 146º.