Rio - Atlético Mineiro e Coritiba fizeram um jogo muito movimentado, na noite dessa quarta-feira, no Mineirão, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de dominar a maior parte do jogo e contar com o apoio de sua torcida, o Atlético não passou de um empate em 1 a 1. Edmilson marcou para o Coritiba e Ronildo empatou para os mineiros.
O Atlético começou o jogo a todo vapor. Tão logo o árbitro autorizou a saída, Marques chegou pela meia-esquerda e chutou rasteiro, da entrada da área, obrigando o goleiro Marcelo Cruz a fazer boa defesa.
Para conter o ímpeto atleticano, o Coritiba apertava a marcação, dificultando a ligação de jogadas do meio-campo com o ataque. O primeiro lance de perigo do time paranaense aconteceu apenas aos 16 minutos. Após cobrança de escanteio pela esquerda, Velloso trombou com o zagueiro Edgar e o atacante Edmilson e quase a bola sobrou para Evair, mas Gilberto Silva afastou.
E apesar de o Atlético estar tomando a iniciativa do jogo, foi o Coritiba que abriu o placar. Aos 22 minutos, Edmilson pegou uma bola na entrada da área, passou por Álvaro e chutou forte, no ângulo esquerdo de Velloso, que nada pôde fazer. 1 a 0.
Após o gol do Coritiba, o Atlético, que já partia com tudo para o ataque, passou a demonstrar certo nervosismos, buscando o empate a todo custo, o que criava muito espaço para os contra-ataques do time paranaense. Em um deles, aos 30 minutos, Velloso foi obrigado a sair da área para afastar a bola antes da chegada de Edmilson.
Aos 37 minutos, o Atlético teve boa chance para empatar. Ramon cobrou falta pela meia-esquerda, alçando a bola na área. Gilberto Silva subiu e cabeceou com perigo, mas a bola saiu à esquerda. Apesar de pressionar muito, o Atlético não demonstrou competência nas finalizações e terminou o primeiro tempo em desvantagem.
Na volta das equipes, após o intervalo, o Atlético partiu para cima do Coritiba, em busca do gol de empate. E o time mineiro não demorou muito a conseguir o que queria. Aos 7 minutos, Marques avançou pela esquerda, trocou passe com Guilherme e Ramon e chutou cruzado. Antes que Marcelo Cruz chegasse na bola, Ronildo apareceu de surpresa e tocou para a rede. 1 a 1.
O gol deu ainda mais força ao Atlético, que empurrado por sua torcida, passou a pressionar ainda mais. Aos 12 minutos, Ronildo avançou pela esquerda, aproximou-se da área e fechou na diagonal, chutando forte, mas a bola pegou altura e encobriu a meta de Marcelo Cruz.
A partir desse momento, o jogo ficou mais aberto. Apesar do Coritiba se preocupar mais com a marcação, ainda criava boas oportunidades nos contra-ataques, principalmente, com Juliano e Edmilson.
Aos 32 minutos, Marques, a melhor opção de ataque do Atlético, sempre pela esquerda, subiu mais uma vez e quando aproximava-se da área do Coritiba, foi agarrado por Max Sandro. Ramon cobrou a falta e Alan tirou antes que a bola chegasse a Guilherme.
Ainda na pressão, o Atlético chegou perto do segundo gol, aos 35 minutos. Marques recebeu bola de Ramon, partiu em velocidade pela esquerda e cruzou para Guilherme, na área. Ele tentou fazer o gol com um toque de letra, mas a bola saiu rente à trave esquerda de Marcelo Cruz.
Apesar do maior volume de jogo, o Atlético não conseguiu o gol que lhe daria a vitória. O Coritiba, por sua vez, saiu satisfeito com o resultado.