Rio - O Grêmio foi a Recife em busca de um bom resultado para mostrar que pode continuar sendo apontado como um dos favoritos ao título de Campeão Brasileiro. Mas o Sport resolveu estragar as pretensões tricolores e venceu o time gaúcho por 2 a 1. Foi a primeira vitória da equipe pernambucana na competição. Os gols foram marcados por Marcelo Passos para o Sport e Luiz Mário, para o Grêmio.
O jogo começou movimentado e o Grêmio parecia disposto a somar pontos para se aproximar dos líderes do campeonato. Do lado do Sport, a briga era para conquistar uma vitória e se afastar das últimas posições da classificação. Apesar da boa movimentação, as equipes não levavam perigo ao gol adversário e as jogadas de ataque eram quase sempre feitas pelas laterais.
O Sport mostrava mais disposição em abrir o placar, mas o Grêmio parava as jogadas do time de Recife sempre com duras faltas. Até que aos 20 minutos, numa cobrança de falta, o Sport abriu o placar. Marcelo Passos chutou da esquerda da grande área, a bola desviou em Alex Pinho e entrou no ângulo de Danrlei. 1 a 0 para o Leão.
No minuto seguinte, o Grêmio quase empatou a partida com um chute da intermediária que bateu na trave. No rebote, Zinho cabeceou também na trave. Depois do gol, o Sport passou a dominar a partida e a jogar no contra-ataque. O Grêmio chegou poucas vezes ao gol de Moreto e não exigia muito esforço do goleiro pernambucano.
Para o segundo tempo, o técnico Tite resolveu arriscar mais e fez uma alteração: Rodrigo Gral no lugar de Rodrigo Mendes. A modifcação surtiu efeito. Rodrigo Gral deu mais movimentação ao ataque gremista, que passou a ter maior posse de bola.
Aos 7 minutos, quase o Sport ampliou o placar. Junior Amorim, em boa arrancada pela direita, driblou o zagueiro do Grêmio e chutou para o gol, mas a bola bateu na trave. O segundo gol do Sport só veio com o pênalti marcado pelo juiz Antônio Pereira da Silva, depois do zagueiro Nenê ter colocado a mão na bola. Marcelo Passos cobrou no canto direito de Danrlei e ampliou o placar.
Na saída de bola, Luiz Mário recebeu a bola e se livrou do zagueiro pernambucano e chutou no cantinho do goleiro Moreto. 2 a 1. A partir desse momento do jogo, o Grêmio passou a atacar mais e levar mais perigo ao gol do Sport. Por duas vezes, o Grêmio esteve perto de empatar a partida, mas o Sport segurava bem na defesa e o jogo terminou com a vitória do Leão, que conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro.
Agora, as duas equipes jogam fora de casa. O Grêmio encara o Gama, na próxima quinta-feira, no Distrito Federal, e o Sport vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, quarta-feira.