São Paulo - Com o vice-campeonato conquistado neste domingo em Indianápolis, o brasileiro Gustavo Kuerten estourou a cota de cinco torneios do circuito profissional que ele pode utilizar para a Corrida dos Campeões, o ranking mundial do tênis.
De acordo com as normas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), cada tenista conta com 18 resultados no ranking. Desse número, 13 são competições obrigatórias em que, se não comparecer, o jogador leva zero pontos.
Das outras cinco, o tenista pode selecionar os cinco melhores resultados. Guga só disputou cinco torneios ‘comuns’, mas foi bem em todos eles. Seu pior resultado nesse grupo foi uma quarta-de-final no Torneio de Los Angeles.
O brasileiro até pode ‘trocar’ os torneios em que soma pontos. Porém, para substituir Los Angeles, teria que ir até as semifinais de competições sem status de grand slam ou Masters Series. Se não chegar a essa fase, não muda sua pontuação na Corrida.
O americano André Agassi, maior rival de Guga na disputa pelo posto de número 1 da temporada, também usa cinco resultados de torneios do circuito em sua ‘conta’ na Corrida. Porém, tem maior potencial de crescimento. Ele somou apenas um ponto nos torneios de Scottsdale e Atlanta. Assim, basta passar para a segunda rodada de qualquer dessas competições que já estará somando pontos no ranking.
Clique aqui para ver o quadro detalhado de pontuação dos quatro primeiros colocados na Corrida dos Campeões já levando em consideração os resultados dos torneios da semana passada. A listagem definitiva só será divulgada pela ATP na segunda-feira.