São Paulo – O Inter venceu o Botafogo-SP por 2 a 0 nesta quarta-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e chegou aos 16 pontos no Brasileirão. O técnico Parreira foi expulso na partida, apesar do resultado.
Os dois gols saíram no primeiro tempo. Leandro Machado aos 7min e Jackson, aos 36min, marcaram. O Bota-SP segue na vice lanterna, com quatro pontos.
O resultado foi justo, sobretudo por causa da primeira etapa, na qual o Inter mostrou uma grande superioridade tanto ofensiva quanto defensiva. No segundo tempo, o Inter afrouxou o ritmo, mesmo assim o time do técnico Zé Mário não teve forças para reagir. O árbitro Edilson Soares da Silva anulou, no primeiro tempo, três gols da equipe gaúcho, sendo um deles de forma injusta. Além disso, ele expulsou o treinador do Colorado, Carlos Alberto Parreira, por reclamação.
O lateral-direito Bruno, aos 4 minutos, recebeu a bola do cabeça-de-área Leandro Machado no meio-campo, avançou e arriscou um chute da intermediária — a bola passou a um metro da trave esquerda do goleiro Maurício.
Com o controle do jogo, o Inter abriu o placar aos 7’, com um belo gol de Leandro Machado. Depois de uma troca de passes errada entre os meio-campistas do Botafogo-SP, o atacante Fabiano ganhou a bola na intermediária, a enfiou, pelo meio das pernas do zagueiro Rogério, para Leandro Machado, que da meia lua soltou uma bomba — a bola bateu no meio do travessão e entrou no gol. Inter 1 a 0.
Dono da situação, o Colorado continuou pressionando o Botafogo-SP, que não conseguia se articular para tentar o empate. O árbitro anulou, de forma equivocada, um gol de cabeça do zagueiro Gilmar Lima aos 19’, alegando impedimento do ataque gaúcho.
Após uma boa troca de passes na ponta esquerda, aos 24’, entre o lateral Wederson, o meia Paulo César e Leandro Guerreiro, este chutou de fora da área, forte, a meia altura e no canto direito, e Maurício espalmou para escanteio.
Incrivelmente, o árbitro, assinalando novamente impedimento, anulou, desta vez corretamente, dois gols de Leandro Machado, um aos 27’ e o outro 30’.
O segundo gol do Inter foi marcado, finalmente, aos 37’: da intermediária, Leandro Guerreiro enfiou com perfeição para Jackson, que invadiu a área pela lateral direita, driblou Rogério, que ficou deitado, e chutou no canto esquerdo de Maurício.
Maurício levou outro susto aos 40’, quando Bruno bateu uma falta da lateral direita e o volante Lico cabeceou para trás, e a bola passou a meio metro da trave esquerda. O único lance de perigo do time de Ribeirão Preto ocorreu somente aos 47’, através de um belo chute de fora da área do ala-direito Gustavo, que o goleiro Hiran defendeu com firmeza no meio do gol.
O Inter começou o segundo tempo pressionando o adversário, porém, ao contrário da etapa inicial, sem a mesma objetividade ofensiva. A equipe do interior paulista, por sua vez, continuava demonstrando a total ineficiência no setor de ataque. Todos esses fatores contribuíram para que o ritmo e a emoção diminuísse bastante no segundo tempo.
A troca no ataque, com a entrada de Jajá e a saída de Marco Denner, deu um pouco mais de movimentação ao Botafogo-SP. Jajá, aos 21’, arriscou um chute da meia direita, que desviou em Wederson e foi para escanteio. Aos 24’, depois de uma rebatida da defesa colorada, a bola sobrou na intermediária para o volante Capitão, que chutou rasteiro, e a bola passou ao lado da trave esquerda de Hiran.
Leandro Machado quase marcou o terceiro gol do Inter aos 26’, depois de um cruzamento da esquerda de Wederson, porém Rogério se antecipou e afastou o perigo da meta de Maurício. As coisas, que já estavam feias para o Botafogo-SP, ficaram piores aos 28’, quando o volante Lico cometeu uma falta dura no meio-campo e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso.
Jackson, aos 34’, perdeu um gol claro da risca da pequena área: depois de um cruzamento da ponta direita de Fabiano, o meia do Inter mandou um balaço por cima do travessão. Em um contra-ataque, aos 39’, Fabiano arrancou da intermediária, invadiu a área e tocou para o centroavante Luiz Cláudio, que havia substituído Leandro Machado, que chutou em cima de Maurício — na sobra, Fabiano, antes de empurrar a bola para a rede, foi bloqueado pelo ala-esquerdo Ceará, que salvou o Botafogo-SP da goleada.
Além da vitória sobre o Botafogo-SP, a torcida colorada comemorou a derrota do rival Grêmio diante da Ponte Preta por 3 a 2, no Moisés Lucarelli. No sábado que vem, o Inter enfrentará, em Curitiba, o Paraná; um dia depois, a equipe de Ribeirão Preto tentará se recuperar em cima do Vasco, no São Januário.