Rio – Uma semana longe do Flamengo foi o suficiente para o técnico Zagallo recuperar uma arritmia, mas não o necessário para a equipe rubro-negra se reabilitar no Campeonato Brasileiro. No período em que esteve ausente do clube, o treinador não pôde ver de perto as derrotas para o Coritiba (1 a 0) e Santa Cruz (2 a 1), ambas com o auxiliar técnico Luís Carlos Prima estando à frente do time. Agora, com o coração renovado, o Velho Lobo espera readquirir na competição as campanhas vitoriosas do primeiro semestre.
Nesta terça-feira, Zagallo se reapresentou ao grupo rubro-negro, na Gávea, com a mesma motivação de um principiante. E prometeu que a equipe, assim como ele, estará renovada para o restante da temporada. “Estou pronto para trabalhar novamente. Fiz tudo o que tinha de ser feito, e não sinto absolutamente nada. Agora, a equipe também precisa renovar o ânimo, para se recuperar no Campeonato Brasileiro, que ainda falta muito para terminar.”
Mas no que depender da campanha até o momento do Rubro-Negro, não há motivos para Zagallo ficar otimista. Além de ser o pior carioca no Brasileiro, o Flamengo ocupa a 24ª colocação, com apenas sete pontos, rondando à zona de rebaixamento. A temeridade aumenta pelo formato da tabela, que prevê jogos entre grandes clubes somente a partir da 14ª rodada. E como o Flamengo já perdeu seis jogos, sendo dois em casa, a sua situação pode se complicar no andamento da competição.
Para a partida desta quinta-feira contra o Santos, em Brasília, o treinador rubro-negro terá a volta de Jorginho e Gilmar, que cumpriram suspensão na partida de domingo passado. Além deles, a equipe pode contar com o retorno de Cássio e Beto, ambos se recuperando de lesão. Juan e Vampeta servirão a Seleção Brasileira, e seguirão diretamente para a Capital Federal, devendo reforçar o time. Os desfalques certos ficam por conta de Petkovic, machucado; e Edílson, suspenso com três cartões amarelos.