Rio - Se o Corinthians vai bem na Copa Mercosul, inclusive com a classificação já garantida à segunda fase, o Palmeiras está praticamente fora do torneio, dependendo de uma série de resultados. E, no Brasileiro a situação troca de lado. O Palmeiras está na segunda colocação com 29 pontos e o rival soma apenas 17 pontos e está na 18ª colocação, longe da zona de classificação. As duas equipes, em situações distintas, se enfrentam nesta quarta-feira, às 15 horas, no estádio do Morumbi.
Para melhorar a sua posição no Brasileiro, o Corinthians aposta no centroavante Luizão. Recuperado de uma operação no joelho direito, o jogador já disputou duas partidas, contra o Independiente e Guarani. Não foi feliz. O Timão saiu derrotado nos dois jogos, 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente.
Em contrapartida, Luizão foi o autor do gol que deu a vitória ao Corinthians contra o Palmeiras, no último confronto entre as duas equipes em um campeonato nacional (em 2000, foi a Copa João Havelange). A partida terminou 1 a 0, gol de Luizão aos seis minutos do segundo tempo.
“Temos que ganhar esta partida para a equipe deslanchar no Brasileiro”, disse Luizão.
O técnico Wanderley Luxemburgo, além confirmar a presença do centroavante, também confirmou Rubinho no gol corintiano. Mas o treinador ainda tem várias dúvidas.
O meia Ricardinho, que saiu de campo contra o Guarani com dores no pé direito, e volante Otacílio, que nem começou jogando, foram vetados pelo departamento médico do Corinthians. Por outro lado, Marcelo, que cumpriu suspensão automática, e Marquinhos, recuperado de uma operação no nariz, estão a disposição de Luxemburgo para começar o jogo.
Já o Palmeiras enfrenta o Corinthians, para reverter um incômodo retrospecto. O Verdão ainda não venceu nenhum clássico este ano, além de ter perdido os dois últimos confrontos para o arqui-rival (1 a 0 - na Copa João Havelange e 2 a 1 no Campeonato Paulista).
Para isso, Lopes, Tuta e Leonardo voltam à equipe depois de cumprirem suspensões e reforçam o Verdão. “É sempre bom voltar em um clássico. Ainda mais contra o Corinthians”, revelou o centroavante Tuta, esperançoso de um bom resultado.
O goleiro Marcos, convocado para a Seleção Brasileira, será substituído pelo reserva Sérgio, e Galeano, suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo, contra o Coritiba, no último domingo, também está fora do clássico. O técnico Celso Roth ainda não definiu quem entra.
O treinador tem várias opções. Flávio e Taddei podem começar a partida, mantendo o esquema com três volantes. Ou, ainda, surpreender com a escalação do atacante Donizete, que já está recuperado de uma contusão.
“Clássico sempre pode reservar surpresas. Tanto no resultado quanto na escalação”, disse Celso Roth que admite a possibilidade de Donizete começar jogando contra o Corinthians.