Rio - Com apenas cinco pontos ganhos no Grupo E da Copa Mercosul, além de precisar vencer o Grêmio nesta terça-feira, em seu estádio, Parque Antarctica, às 16h, o Palmeiras precisa torcer por uma combinação de resultados para se classificar à segunda fase da competição. Apenas os primeiros de cada um dos cinco grupos e os três melhores segundos colocados vão se classificar.
Para o Palmeiras só resta ser o segundo em seu grupo, pois o Grêmio, com 13 pontos, já garantiu vaga. Assim, um empate entre Independiente e Colo Colo beneficiaria o Verdão, além de uma vitória do rival Corinthians sobre o Cruzeiro, e ainda que ou São Paulo ou Talleres percam os seus jogos para Velez e Peñarol, respectivamente.
O capitão Fernando terá a companhia de Magrão e Taddei - que substituirá Galeano, suspenso, no meio-campo -, uma vez que o técnico Celso Roth, mesmo precisando de uma vitória, manterá o esquema com três volantes. Outro que não pode atuar é o meia Pedrinho, que já havia defendido o Vasco. Com isso, Thiago Gentil ganha uma nova oportunidade e fará dupla de ataque com Tuta. O zagueiro Alexandre também volta à equipe titular depois de ter ficado de fora do jogo contra a Portuguesa, no último sábado.
O Grêmio passa por bom momento, principalmente na Mercosul. Como a equipe já está classificada à próxima fase, o técnico Tite deverá mesmo optar pelos reservas. Na vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no último domingo, em Porto Alegre, Leandro sentiu uma entorse no joelho esquerdo e foi substituído pelo atacante Cláudio, ainda no primeiro tempo. De qualquer forma, a opção de Tite deverá ser um ataque com Cláudio e Guilherme, com o objetivo de dar experiência aos dois, sendo que Rodrigo Mendes corre por fora. O Grêmio tem 13 pontos, e classificou-se por antecipação no Grupo E.