Porto Alegre - O Flamengo não repete no Campeonato Brasileiro a boa campanha da Copa Mercosul em que está a apenas uma vitória da semifinal. E um novo desastre na competição nacional, neste domingo, poderá ser fatal para a equipe rubro-negra. Portanto, uma vitória sobre o Grêmio, às 16h, no Olímpico, tornou-se uma questão obrigatória, até para dar uma injeção de ânimo para a partida decisiva contra o Independiente, na próxima quarta-feira, pelo torneio sul-americano.
Será uma boa oportunidade também para o técnico Zagallo observar como anda o seu time principal. Mais uma vez, o treinador contará com o que tem de melhor e, conseqüentemente, não poderá reclamar dos desfalques. O meia Vampeta volta à equipe, já que não pôde enfrentar os argentinos por não ter sido inscrito na Mercosul. Com isso, Rocha retorna para o banco de reservas.
Praticamente eliminado no Brasileiro, o Flamengo luta para afastar o fantasma do rebaixamento. Com 20 pontos, a equipe corre o sério risco de ficar entre os quatro piores do campeonato, que descerão para a Segunda Divisão no ano que vem. Por isso, uma derrota em Porto Alegre certamente complicará ainda mais a situação rubro-negra na competição.
Assim como o adversário, o Grêmio vem de um empate sem gols na Mercosul. Mas com o resultado diante do Talleres, no Olímpico, a equipe gaúcha registrou a 15ª partida sem derrota, que ocorreu pela última vez contra a Ponte Preta, em Campinas. Para tentar manter a excelente fase, o técnico Tite não deverá contar com o seu principal jogador, o meia Zinho. Caso não atue, será substituído por Fábio de los Santos. Já Danrlei, suspenso com três cartões amarelos, cede lugar a Eduardo Martini.