São Paulo – O Grêmio derrotou o Botafogo por 3 a 1 na tarde desta quarta-feira, no estádio do Maracanã. Com a vitória, a equipe gaúcha chegou aos 41 pontos, encostou nos líderes e ficou perto da classificação para a próxima fase do Campeonato Brasileiro.
Já o Botafogo permanece nos 26 pontos e volta a ficar ameaçado pelo rebaixamento.
Emerson, Luiz Mário e Zinho conferiram para a equipe de Porto Alegre, mas o destaque foi o zagueiro Marinho, que deu passe para os dois últimos gols. Daniel descontou.
A próxima partida do time carioca será no sábado, contra o São Paulo, fora de casa. Já os gremistas enfrentam o Palmeiras, em Porto Alegre.
O Tricolor gaúcho entrou com três desfalques na zaga. Anderson Polga e Mauro Galvão estão machucados e Roger, suspenso. Com isso, o jovem Adriano, de 19 anos, ganhou vaga na posição – e teve uma boa atuação. Já o Fogão entrou praticamente completo. Apenas Taílson cumpriu o terceiro cartão amarelo.
No duelo dos esquemas 3-5-2, a equipe carioca chegou mais ao ataque no primeiro tempo, mas a melhor chance da etapa foi do Grêmio. Aos 36min, Pedrinho entrou livre na área e soltou a bomba. Wagner fez grande defesa.
O Fogão insistiu nas bolas cruzadas, que foram facilmente cortadas por Danrlei e pela zaga gremista.
O técnico Abel Braga saiu para o intervalo irritado com sua equipe. Na volta para a etapa final, ele trocou Dodô por Geraldo. “Só troquei um porque não posso trocar cinco, seis”, disse o treinador.
As reclamações de Abel mostraram ter fundamento logo no início do segundo tempo. Aos 4min, Emerson fez grande jogada, limpou a zaga inteira do Bota e bateu no canto, marcando um golaço.
No momento que o Botafogo começava a assimilar o gol, Marinho arrancou da defesa e tocou para Luiz Mário. O atacante ganhou de Wagner e só completou para as redes, ampliando a vantagem aos 17min.
O time da casa quase diminuiu aos 21min. Geraldo cruzou na cabeça de Artur, que mandou na trave. A reação parou por aí. Um minuto depois, Marinho puxou contra-ataque, chegou à área do Bota, driblou Wagner e tocou para Zinho. Ele só empurrou para as redes.
Depois do terceiro gol, o Grêmio tratou apenas de segurar a vitória e reacender a crise no time alvinegro.
O time carioca ainda conseguiu diminuir. Aos 44min, Daniel invadiu a área, limpou Danrlei e balançou as redes.