Quito - A seleção do Equador participará pela primeira vez em sua história de uma Copa de Mundo em 2002 com o objetivo de aprender, disse na quinta-feira o técnico da equipe, o colombiano Hernán Darío Gómez.
Milhares de equatorianos saíram às ruas na noite de quarta-feira para comemorar a histórica classificação com bailes, música e festa, contagiados pela euforia com a vaga no mundial do Japão e Coréia do Sul.
“O mais importante é que os equatorianos saibam que o Equador vai ao mundial para aprender'', disse Gómez um dia depois de a equipe conseguir a classificação com o empate por 1 x 1 com o Uruguai.
Gómez, considerado um herói no Equador, disse que aprendeu a lição quando acompanhou a seleção da Colômbia na Copa de 1994, quando a equipe chegou com grandes ilusões e voltou a enfrentar fortes críticas após ser eliminada na primeira rodada.
O zagueiro Iván Hurtado concorda com seu técnico, mas destacou que os jogadores vão se esforçar para conseguir o melhor na Copa do próximo ano.
“Por ser nossa primeira experiência vamos aprender, mas isso não quer dizer que vamos para participar, ao contrário, nós vamos competir. É um torneio difícil, onde estão as melhores seleções do mundo. Nós ganhamos esse direito e por isso temos que nos fazer respeitar'', afirmou Hurtado.