Rio - A Fifa anunciou nesta segunda-feira, que punirá os jogadores que não se apresentarem aos seus clubes em até 48 horas após jogarem pelas seleções de seus países. A pena será a exclusão imediata da próxima partida pela seleção.
A Fifa estabelece a obrigatoriedade dos clubes cederem os jogadores às respectivas seleções atendendo a entrada em vigor, no ano que vem, do novo calendário internacional, que definiu em oito partidas o número de vezes que o clube deverá ceder o jogador em 2002. No ano seguinte seräo doze partidas. Caso uma seleção ultrapasse este número, o clube não terá a obrigação de liberar o jogador.
8
O secretário-geral da entidade, Michel Zen Ruffinen, informou também sobre a aplicação da nova regulamentação acerca da transferência de jogadores, que o Comitê Executivo aprovou por unanimidade em 5 de julho, e entrou em vigor no dia 1º de setembro. A nova lei permite aos jogadores serem proprietários de seus passes, após vencidos seus contratos com os clubes.
A nova regra, no entanto, respeitará os acordos que forem estipulados em cada país. Ruffinen explicou que a Fifa criara um fundo de compensação de 5% sobre o valor da negociação, cujos beneficiados serão todos os clubes em que o jogador tenha atuado.