São Paulo – O motivo que Valdyr Espinosa queria para reanimar os jogadores do Vitória neste final de Campeonato Brasileiro foi apresentado ao treinador pela assessoria do clube. Há um desafio que deverá servir para levantar o ânimo do time. Desde 1986 que o Vitória não vence o Santa Cruz no estádio do Arruda. É uma escrita, portanto, de 15 anos que poderá ser quebrada nessa partida. A última vitória da equipe baiana, pelo placar de 3 a 1, sobre o seu próximo adversário, no Arruda, aconteceu no dia 20 de novembro de 1986.
Neste Brasileiro, o Vitória não foi feliz em termos de derrubar tabus. Foi assim no jogo com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, contra o Juventude. Nem jogando no Barradão, conseguiu derrotar a equipe de Caxias do Sul.
Com a contusão inesperada de Váldson, que tinha chances de voltar ao time neste domingo e saiu do treino da última quarta-feira com o joelho direito machucado, Valdyr Espinosa pode mudar o sistema tático do 3-5-2 para o 4-4-2. A definição sai no coletivo desta sexta-feira, pela manhã, no Barradão. Outra dúvida é o volante Reidner, que voltou a reclamar de dores musculares na coxa esquerda. Porém, o treinador fez questão de fazer segredo sobre o esquema que irá usar e a formação que colocará em campo, que poderá ser: Jean, Michel, Marcos, Eloy e Leandro; Xavier, Émerson, Paulo Isidoro e Allann Delon; Sand e Vítor.