CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para CPI, Federação Carioca prejudica torcedores
Quarta-feira, 05 Dezembro de 2001, 11h32

Rio - Em seu relatório que foi lido na terça-feira passada, o senador Geraldo Althoff (PFL-SC), relator da CPI do Senado, que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro, afirmou que existem fortes indícios de atos irregulares cometidos pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Para ele isso acaba lesando o patrimônio dos torcedores.

“A entidade vem sendo administrada de forma imprudente e temerária pelo presidente Eduardo Viana, lesando o patrimônio dos seus filiados e dos milhões de torcedores dos clubes cariocas”, afirmou Althoff.

Além de Eduardo Viana, os presidentes das federações de futebol de São Paulo, Eduardo José Farah, e de Minas Gerais, Elmer Guilherme, poderão ser indiciados por crimes de falso testemunho e gestão temerária dos recursos das entidades, entre outros delitos, caso o Ministério Público acolha sugestões contidas no relatório.

Farah pode ser indiciado por crime de apropriação indébita e evasão de US$ 1,2 milhão (aproximadamente R$ 3 milhões) do caixa da federação, referentes à venda do passe do jogador Piekarski (pertencente à federação) ao clube francês Bastia, e cujo valor só entrou na contabilidade da entidade dois meses depois de instalada a CPI e dois anos depois da transação. Há também outras suspeitas de apropriação de recursos da federação e de crime de lavagem de dinheiro. Em seu relatório, Geraldo Althoff pede ao Ministério Público que aprofunde as investigações sobre as relações entre Farah e empresas que teriam emitido notas frias para justificar pagamentos feitos ao próprio dirigente.

Outro na mira de Althoff é Elmer Guilherme. Depois de ter encontrado indícios de sonegação fiscal e má utilização dos recursos da Federação Mineira de Futebol, Althoff resolveu pedir ao MP o indiciamento de Elmer Guilherme, que comanda a entidade há 35 anos. Chamaram a atenção dos senadores as incontestáveis provas de nepotismo – admitido pelo próprio Guilherme. Dos 66 funcionários da Federação Mineira, 33 são parentes do presidente da entidade.

“Há elementos para que o Ministério Público proceda aos indiciamentos cabíveis de Elmer Guilherme e das demais pessoas envolvidas na administração da federação, por falso testemunho e por gestão temerária da entidade”, disse Althoff, em entrevista à Agência Senado.

L!Sportpress

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Clubes podem sofrer Lei de Responsabilidade Fiscal
CPI fecha o cerco contra Farah
Presidente do Palmeiras está na mira da CPI
‘Bancada da Bola’ tenta adiar votação da CPI
Veja lista completa
Futebol Carioca
Para ficar no Fla, Pet terá de ganhar menos e se “enquadrar”
Duelo da pancadaria marca início da fase decisiva do Brasileiro
Rodrigo deve ser liberado pelo Bota em troca de perdão por dívida
Botafogo fará pré-temporada na ‘casa’ da Seleção
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade