Rio - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estão dispostos a disputar o Campeonato Estadual em 2002. A criação da Liga Rio-São Paulo e o fato de a Rede Globo achar o campeonato pouco lucrativo decretou o fim da participação dos grandes clubes nos Estaduais. Pela Liga, o campeonato serve, a partir do próximo ano, apenas como forma de acesso de clubes de menor expressão para o Torneiro Rio-São Paulo.
A idéia dos quatro grandes clubes cariocas é realizar o Estadual 2002 em maio, após o Torneio Rio-São Paulo. O campeonato será rápido e vai terminar antes da Copa do Mundo. Oito clubes vão participar: América, Americano, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e o campeão de uma seletiva que será disputada em janeiro. As equipes serão divididas em dois grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo enfrentam-se na semifinal.
“O Estadual tem tradição e não pode acabar. Será um campeonato relâmpago”, afirma Mauro Ney Palmeiro, presidente do Botafogo .
Walter Oaquim, vice de futebol do Flamengo, também apóia a idéia. Tricampeão estadual, o Rubro-Negro quer brigar pelo tetracampeonato, título inédito na história do clube. “Os clubes precisam apenas se reunir para definir as datas”, alertou.