São Paulo – Veja a seguir a íntegra da nota divulgada pelo Vasco nesta sexta-feira sobre sua participação no Torneio Rio-São Paulo:
Reiterando os termos do fax ontem enviado à FPF, acusamos o recebimento de seu fax e estranhamos o motivo de sua solicitação, indagando sobre nossa participação no Torneio Rio São Paulo de 2002, considerando que nunca notificamos essa Liga oficialmente afirmando que não participaríamos da falada competição.
Ocorre que, o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA vem atravessando, a partir de janeiro deste ano, uma séria crise financeira, motivada pelo bloqueio que lhe faz a Rede Globo, negando-se a efetuar ao nosso clube as cotas a que teria direito em razão da transmissão de seus jogos, na forma dos contratos correspondentes que foram firmados.
Essa situação ocorreu ao longo do campeonato estadual desta temporada e também do campeonato brasileiro, durante os quais nenhum pagamento foi efetuado ao VASCO DA GAMA.
Em razão desse fato, servimo-nos da presente para comunicar a V.Sa. que, para a participação do nosso clube no Torneio Rio São Paulo de 2002, torna-se necessário que o VASCO DA GAMA tenha absolutas e formais garantias por parte da Rede Globo, assegurando que o clube receberá, integralmente, sem qualquer desconto ou cobrança de eventuais débitos anteriores, as cotas relativas a essa competição, já definidas com o Presidente dessa Liga, as quais não poderão ser inferiores às cotas pagas a qualquer outra agremiação.
Vale ressaltar que, somente recebendo as verbas a que tem direito, poderá o VASCO DA GAMA arcar com as despesas necessárias à formação e manutenção de uma equipe à altura da importância do Torneio Rio São Paulo.
Finalmente, informamos a V.Sas. que nossa participação na falada competição fica também condicionada à inclusão, no contrato a ser firmado com a emissora de televisão, de cláusula na qual se fixe, expressamente, a cota devida ao VASCO DA GAMA.
Sendo o que se oferecia, subscrevemo-nos
Atenciosamente
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA
EURICO MIRANDA