Bamako (Mali) - A data tradicional do sorteio dos grupos da Copa do Mundo pode ser mudada para se adaptar ao novo sistema de eliminatórias da África, anunciou a Federação Internacional de Futebol (Fifa) no sábado.
A Confederação de Futebol Africano decidiu usar a Copa das Nações de 2006 como eliminatória para a Copa do Mundo que será realizada no mesmo ano na Alemanha. O objetivo é descongestionar o calendário do futebol africano.
O problema é que, se a tradição for seguida, a Copa das Nações acontecerá em janeiro e fevereiro de 2006, enquanto o sorteio da Copa do Mundo deverá acontecer em dezembro de 2005.
Isso significa que o sorteio poderia ser realizado antes de se conhecer os representantes africanos. Abriria também a possibilidade das equipes saberem que um segundo ou terceiro lugar na Copa das Nações daria a elas um grupo mais fácil na Copa do Mundo do que se vencessem o torneio.
O presidente da Fifa, Sepp Blatter, admitiu que o sorteio da Copa de 2006 pode ser realizado numa outra data para contornar o problema.
``É muito improvável que façamos o sorteio sem que a África tenha designado seus representantes'', afirmou Blatter em uma coletiva em Bamako, antes do jogo de abertura da Copa das Nações deste ano, no sábado.
``Nem sempre fazemos o sorteio da Copa do Mundo em dezembro'', acrescentou. ``Se vocês se lembrarem, o sorteio para a Copa da Espanha, em 1982, foi feito em janeiro''.
Restam também dúvidas sobre como seria decidido o quinto e último representante da África neste novo sistema. A confederação africana informou que os quatro semifinalistas estarão automaticamente classificados para a Copa do Mundo, mas não especificou um critério para a quinta equipe. A decisão deveria ter sido anunciada no sábado, mas o presidente Issa Hayatou afirmou que os diretores ainda estão buscando uma solução.
Blatter confirmou uma vez mais que a Copa do Mundo de 2010 será disputada na África.
``A Copa do Mundo de 2010 será disputada na África'', declarou. ``O sistema de rotação começará em 2010, na África. Isso foi aprovado pelo Congresso (da FIFA), de forma que ninguém mais deve perguntar se a Copa do Mundo de 2010 será realizada na África''.
Ele também prometeu que não haverá influência africana no processo de seleção do país-sede. ``O comitê executivo da Fifa vai receber as candidaturas e tomará a decisão'', explicou.
Blatter declarou também que a decisão sobre a possibilidade de uma co-organização por dois ou mais países seria tomada apenas após a Copa de 2002, que está sendo organizada em conjunto por Japão e Coréia do Sul.