Especialista suspeita que infiltrações causaram lesão de Ronaldo
São Paulo – As infiltrações que o atacante Ronaldo, da Inter de Milão, sofreu durante a Copa de 1998 podem ter sido a causa, além da convulsão momentos antes da final do Mundial, da ruptura do tendão patelar de seu joelho direito.
O especialista em cirurgias de joelho, Antonio Masseo de Castro, da Universidade Federal de São Paulo, afirmou nesta quinta-feira no Esportes TV que o tratamento com infiltrações não é indicado para atletas com tendinite no tendão patelar como era o caso de Ronaldo. As infiltrações sofridas pelo artilheiro durante a Copa foram reveladas pelo jornalista Jorge Kajuru, que também participou do programa.
“Não sei se o Ronaldo foi tratado ou não com infiltrações. Mas esse tratamento não é indicado para quem sofre de inflamação crônica no tendão patelar. O grande problema é que o tendão patelar é único, difícil de substituir. Não é interessante infiltrar porque a médio e longo prazo a infiltração ajuda a degenerar o tendão”, afirmou o médico.
O especialista afirmou que as freqüentes contusões musculares sofridas por Ronaldo e que estão dificultando a volta do atacante aos gramados são normais. “É normal que um atleta que tenha passado por uma cirurgia tenha um desequilíbrio muscular e que sofra algum tipo de lesão. Por tudo o que o Ronaldo sofreu, são aceitáveis as lesões que ele está tendo”, afirmou Castro.
Apesar da demora na recuperação, Castro acredita que Ronaldo volte a jogar bem. “Me parece que a cirurgia foi muito bem feita. Acho que ele deve voltar, não igual ele era, mas vai voltar bem. Vai continuar sendo um excelente jogador”, afirmou o médico.
|